A atuação da farmácia de manipulação frente à pandemia | Naturallis
Farmácia de manipulação e pandemia

A atuação da farmácia de manipulação frente à pandemia

As farmácias de manipulação hoje no Brasil, perfazem 8000 unidades em todo território nacional. Devido à essa capilaridade e à distribuição demográfica, muitas vezes são elas que primeiro recebem seus clientes com suas queixas do dia a dia, ou em um momento difícil como esse de pandemia, pessoas já com os primeiros sintomas dessa virose.

A primeira atitude a ser tomada, é colocar para essas pessoas todas as informações disponíveis e as atitudes a serem tomadas mediante o nível dos sintomas que se estão apresentando.

O cuidado com as informações a serem passadas, deve ser de extrema importância e principalmente baseadas em orientações sérias e seguras divulgadas pelos órgãos competentes como a OMS ou o Ministério da Saúde.  

Vale lembrar também que nas farmácias de manipulação existem, na maioria das vezes mais de um farmacêutico presente. Isso permite que a qualidade da Atenção farmacêutica seja de alto nível, proporcionando às pessoas um atendimento qualificado, individual e carinhoso.

Mas é na prática da manipulação que vamos encontrar os verdadeiros diferenciais de uma farmácia magistral. Nos laboratórios é que colocamos à disposição da população formas farmacêuticas diferenciadas. As quais muito possivelmente não se encontram na indústria tradicional e que nessas horas de crise, podem fazer toda a diferença.

Vão desde pastilhas sublinguais, gomas, suspensões, orodispersíveis entre outras. Que vão facilitar a vida de pacientes que tenham alguma dificuldade de deglutição ou até de crianças que relutam para ingerir aquele medicamento que tem um gosto horrível.

Além da questão das formas farmacêuticas diferenciadas, ainda existe a questão dos medicamentos que já não são mais produzidos pela indústria farmacêutica. A maioria deles ainda tem seus fármacos disponíveis nas farmácias de manipulação, podendo principalmente, serem individualizados nas dosagens específicas.

O diferencial das farmácias de manipulação em tempos de pandemia

Sem contar nutracêuticos, probióticos e produtos naturais que podem auxiliar as pessoas a manterem sua imunidade estável, fornecendo subsídios para que não ocorram infecções oportunistas ou caso isso aconteça, nos recuperarmos sem maiores transtornos.

Como nos dias de hoje frente a esse novo vírus que entramos em contato, foram os idosos, na maior parte das vezes que sofreram e estão ainda sofrendo as maiores consequências, como a farmácia magistral pode colaborar para proporcionar a eles um maior conforto na tomada de seus medicamentos?

Sabemos que pessoas idosas, apresentam várias comorbidades ao mesmo tempo, sendo necessário ingerir vários medicamentos ao dia em formas e horários diferentes. Reduzir o número de tomadas desses pacientes, juntando os fármacos em menos tomadas, é umas características mais sensacionais da farmácia de manipulação.

Essa junção de fármacos, só pode ser feita pelo farmacêutico magistral em acordo com o médico pois precisa ser levado em consideração diversos fatores como interação medicamentosa, isto é, se aqueles fármacos podem estar juntos em uma mesma cápsula sem causar efeitos colaterais ao paciente.

Talvez em nenhum lugar do mundo, a farmácia de manipulação tenha atingido um nível de excelência como no Brasil. Passamos por diversas portarias da Anvisa que nos colocaram modificações relacionadas à qualidade,  que às vezes pareciam quase impossíveis de serem cumpridas. Mas no fim, conseguimos cumprir.

Nos tornamos referência internacional em Atenção farmacêutica e em Farmácia Clínica. Além de termos nos nossos quadros farmacêuticos e colaboradores apaixonados pelo que fazem.

Essa pandemia nos tirou o chão e nos colocou a pensar diversas coisas que não estavam no nosso farol. Então quando tiver dúvidas em relação à saúde e claro sobre medicamentos, procure uma farmácia magistral para conversar.

Além de álcool gel, temos muitas outras coisas a serem faladas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *