A importância do autocuidado e a autoestima para a saúde | Naturallis
autocuidado e autoestima

A importância do autocuidado e a autoestima para a saúde

Em tempos como esse, o estresse e a ansiedade acabam que tomando conta, atrapalhando ainda mais a rotina e a saúde. O autocuidado e a autoestima estão diretamente ligados à saúde, tanto física, quanto emocional, por isso é tão importante ter um tempo para si mesma.

Muitas vezes nos esquecemos de que muito mais que atingir um nível performático impressionante, estar com a saúde em dia é o que nos garantirá sucesso nas ações que nos propusermos a desempenhar. Tire um tempinho do seu dia para cuidar de você mesma, analise como anda a saúde da sua mente e do seu corpo.

O autocuidado é o hábito de prestar atenção em si mesmo. Quem o pratica busca entender as próprias necessidades e desejos, seja em termos físicos como, também, nos aspectos mental e emocional. A autoestima é a percepção que temos de nós mesmas e está diretamente ligada ao autocuidado. Esses dois pontos nos ajudam a entender o nosso valor como pessoa e são fundamentais na nossa saúde física e mental.

Crie uma rotina de autocuidado e autoestima adaptada para a sua rotina.

Criar uma rotina de autocuidado envolve olhar com mais atenção para as suas necessidades, dedicar um tempo para você e buscar o que há de melhor em cada um de nós e potencializar essas qualidades. Quando nos sentimos frustradas ou desmotivadas, certamente costumamos não prestar atenção nos nossos pontos positivos, dando espaço para sentimentos de inferioridade e autocrítica.

Pare e reflita sobre o que há de melhor em você e reconheça o valor dessas características. Não espere que outras pessoas te motivem ou te elogiem para se sentir bem. Se coloque em observação e faça sempre uma auto análise como forma de se conhecer melhor. Com o tempo, você vai perceber a pessoa incrível que é, porque sem dúvidas, você é.

O autocuidado depende muito da motivação e só nos sentimos motivados quando desenvolvemos a autoconfiança e um sentido para nos cuidarmos, ou seja, quando reconhecemos o valor que temos.
Dedicar um tempo só para você é um exercício fundamental do autocuidado. Estudos já comprovaram que a autoestima está associada diretamente à produtividade no trabalho. Enfim, de nada adianta dedicar todo seu tempo tentando produzir e não estar bem para fazer esse tempo render.

Cuide do seu corpo, da sua mente e alimente-se bem

Uma autoestima sólida é essencial para viver bem e para se relacionar de forma positiva com o mundo. Quem se ama e se sente confortável em sua própria pele encara os desafios da rotina com mais leveza e se sai melhor em situações difíceis, que exigem inteligência emocional.

Um dos inegáveis benefícios de ter a autoestima em dia é aumentar a produtividade não só no trabalho, mas em casa, realizando as tarefas com mais qualidade e rapidez. Entre os benefícios da autoestima estão a melhora das relações pessoais e profissionais, mais cuidado com a saúde, produtividade em alta e maior qualidade de vida.

Não é à toa que quem é feliz consigo mesmo é mais resistente a doenças e se recupera mais rápido quando tem algum problema físico ou emocional.

Pare, respire, e inclua na sua rotina de autocuidado e a autoestima:

  • Escutar os sinais do seu corpo
  • Alimentar-se bem
  • Beber água
  • Cuidar do seu sono
  • Tirar um tempo para si mesma
  • Reservar tempo para o lazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *