Aproveitando os benefícios dos condimentos - Naturallis

Aproveitando os benefícios dos condimentos

Há milênios os temperos e especiarias fazem parte das civilizações e se misturam com a própria história da humanidade. Durante séculos foram moeda principal no comércio internacional. Com tempo, observou-se que não só o sabor e o aroma eram as principais características desses produtos. Os princípios ativos que estavam presentes neles, eram de grande valia para a saúde, como também para a conservação dos alimentos. E aos poucos a humanidade foi aproveitando os benefícios dos condimentos.

Em tempos onde a energia elétrica não existia, os temperos eram a única forma disponível para aumentar as contaminações bacterianas e fúngicas e aumentar assim sua durabilidade. Um exemplo clássico desse processo é a utilização da hortelã no quibe cru, pois possui propriedades bactericidas. Já o tomilho que é rico em Timol aumenta a durabilidade do alimento por ser um conservante natural.

Como estamos falando sobre as propriedades medicinais de alguns condimentos, não podemos deixar de citar o Açafrão que é conhecido como “ouro vermelho” ou “açafrão verdadeiro”. Seu nome científico é Crocus sativus L. Comumente confundido com cúrcuma.

O extrato usado como fitoterápico é extraído e obtido da secagem dos três estigmas vermelhos da flor de Crocus sativus L. O princípio ativo encontrado nesses estigmas se chama “safranal” e é padronizado a 0,3%.

Esse princípio foi patenteado pelos seus descobridores com o nome de SAFFRIN.

Enfim, o ativo extraído do açafrão tem funções de estimular a sensação de saciedade, inibir a recaptação da serotonina e controlar a compulsão por doces de forma natural. Ele é um exemplo perfeito de como a ciência se beneficia aproveitando os benefícios dos condimentos.

Saffrin® auxilia na perda de peso associado com o controle da saciedade, redução do estresse, diminuição da ansiedade. Também age no controle dos sintomas da depressão pela contribuição na inibição da recaptação de Serotonina. Esta que é um neurotransmissor responsável por regular o sono, apetite e o humor. Saffrin® auxilia também na melhora da sensibilidade à insulina e na redução dos níveis glicêmicos e insulinêmicos de indivíduos obesos. Promove a redução das concentrações sanguíneas de lipídios e marcadores de peroxidação lipídica em modelos experimentais de diabetes e obesidade.

Foi realizado um estudo IN VIVO do controle da saciedade realizado em 60 mulheres sobrepesadas no período de oito semanas. Utilizou-se 88,25 mg, 2 vezes ao dia de Saffrin® ou placebo, e foi avaliada a redução de peso e a frequência na ingestão de guloseimas.

Por fim Saffrin® promoveu redução do peso, aumento da saciedade. Principalmente a diminuição da frequência no hábito de beliscar. Assim mostrando grandes resultados comparado ao placebo e ajudou a diminuir o estresse, a ansiedade, os sintomas da depressão, contribuindo assim para o equilíbrio emocional.

CURIOSIDADE :  Para produzir 12 g de açafrão seco, é necessária a utilização de cerca de 1 kg de flores. 1 kg = 150.000 flores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *