O óleo de Cártamo é extraído das sementes da planta de mesmo nome, possui alto valor nutricional. Ele se tornou muito conhecido pela suplementação através da ingestão em cápsulas. Sobretudo por proporcionar diversos benefícios para a saúde. Originário da Ásia, é cultivado há mais de 2 mil anos e é um parente do girassol.
O alimento também possui boas quantidades de vitamina E, que se destaca pela forte ação antioxidante. Os fitoesterois estão presentes no óleo de cártamo, o que é importante porque contribui para o controle das taxas de colesterol.
O óleo contribui para a redução do triglicérides e é bom para quem tem diabetes. Inclusive existem estudo sobre a eficácia do alimento em mulheres com câncer de mama e pessoas com obesidade.
Benefícios do óleo de cártamo:
- Ação anti-inflamatória
- Ação antioxidante
- Controle de colesterol total
- Redução dos níveis de LDL
- Protege o coração
- Redução de triglicerídeos
- Auxilia na redução das lesões ateroscleróticas
- Previne doenças cardiovasculares
- Combate a pressão alta (hipertensão)
- Regula os níveis de glicose no sangue
- Promove saciedade
- Auxilia na perda de peso
- Colabora com a queima de gordura localizada
- Melhora o sistema imunológico
- Contribui para a redução da celulite
Alguns estudos apontam ainda que o óleo de cártamo contribui para a queima da gordura abdominal. Assim como defendem que esta perda de gordura ocorre devido ao ômega 6 presente no óleo.
O óleo de cártamo diminui o apetite e promove a sensação de saciedade. Dessa forma, “obriga” o organismo a utilizar a gordura acumulada como combustível. No entanto, o consumo deve ser acompanhado por uma dieta balanceada e da prática de exercícios físicos. Isso acontece por ele ter ácido linoleico, poderoso na tarefa de bloquear a transferência de gordura da corrente sanguínea para as células.