Colágeno: essencial para a saúde da cartilagem - Naturallis
Colágeno: essencial para a saúde da cartilagem

Colágeno: essencial para a saúde da cartilagem

Diversas pessoas sofrem diariamente com dores nos joelhos, ombros e cotovelos. As dores são frequentemente causadas por lesões na cartilagem e tecidos, caracterizada por dores, rigidez e perda de função. O colágeno é essencial para a saúde da cartilagem.

Essa proteína é considerada uma das mais importantes do corpo humano. Isso porque ela é essencial para a saúde dos ossos, articulações, pele, cabelos e sustentação dos órgãos, o colágeno representa cerca de 25% de toda a proteína corporal. 

Porém a partir dos 30 anos, o organismo passa a perder cerca de 1 a 2% do colágeno por ano. E é nesse momento que a atenção deve ser maior.

Além do mais, a falta de colágeno  pode acelerar significativamente o processo natural de envelhecimento da pele e outros órgãos.

Essa proteína é produzido pelo corpo através do consumo de aminoácidos de origem animal. Para ter certeza que esses aminoácidos serão usados pelo corpo para fortalecimento da cartilagem, você pode dar uma ajuda extra ao corpo. O consumo de  fontes de nutrientes que colaboram com sua absorção ou participam das reações químicas que os transformam em peptídeos e, finalmente, em colágeno é muito importante para garantir o sucesso. É o caso das vitaminas A, C e E, presentes na cenoura, no pepino, na laranja, no limão e na goiaba; do zinco, encontrado nos frutos do mar e na castanha-do-pará; também do selênio das nozes e do arroz preto; do silício da aveia, da cevada e da alcachofra; e do cobre ofertado pelo fígado de boi e pelos cogumelos.

É bom garantir que ele cumpra seu papel pois o colágeno é essencial para a saúde da cartilagem

Contudo há disponível no mercado os suplementos de colágeno, que fornecem esse nutriente de forma mais biodisponível. Principalmente aqueles na forma hidrolisado com peptídeos bioativos, que o organismo absorve mais facilmente. E ainda, a suplementação com colágeno hidrolisado é uma boa maneira de preservar suas cartilagens. O suplemento também pode auxiliar no tratamento de quem já tem uma lesão instalada.

Com a finalidade de manter as cartilagens saudáveis existem outras medidas que devem ser tomadas. Como manter uma alimentação equilibrada, com alto consumo de vegetais verde-escuros, legumes e alimentos à base de proteína, preferencialmente animal.

Geralmente, o sinal de alerta de que há algum problema na cartilagem de uma articulação se manifesta pela dor. fique atento ao seu corpo, ele sempre fala com você de alguma forma e quando ele precisa de algo a dor é o melhor sinal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *