Compulsão por doces ou Craving | Naturallis
Compulsão por doces

Compulsão por doces ou Craving

A compulsão por doces, além de ser um dos grandes vilões da tentativa de emagrecimento, causa diversos problemas à saúde. Essa vontade é conhecida por craving por doces. Ele é definido como um forte desejo/vontade, na maioria das vezes incontrolável, por alimentos ricos em açúcares. A tradução do inglês do termo craving é fissura/desejo intenso.

Grande parte das calorias dos doces provém de carboidratos, que interferem na produção de serotonina, neurotransmissor que modula o sistema nervoso, gerando bem-estar. Por isso essa sensação de que o açúcar deixa você feliz. Além disso a gordura, eleva os níveis de endorfina, substância que proporciona prazer e alivia a tensão. No caso do chocolate, ele tem ainda feniletilamina, que eleva a produção de endorfina.

Alguns tipos de alimento se destacam quando o assunto é desejo por doces, são eles: chocolates, doces, tortas, bolos e sorvetes. 

O excesso de doces e farinhas brancas na alimentação diminui a absorção de uma série de vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio, cromo, vitaminas do complexo B e C. Essa deficiência, além de poder levar a uma série de doenças, seria a causa da compulsão. 

 

Mas como controlar a compulsão por doces?

 

Perceba se há algum gatilho emocional. 

  • Muitas vezes a vontade de comer, que muitos pensam ser fome, é desencadeado por algum sentimento. Pense como foi a última vez na qual você teve vontade de consumir um doce. Identificar gatilhos emocionais ajuda a controlar a impulsividade.

Perceba se a vontade surge devido ao estresse. 

  • A vontade por doces também pode ser induzida pelo estresse, já que o hormônio cortisol é liberado. O cortisol está ligado à diversos sintomas que impactam o corpo, desde a perda de peso à baixa imunidade. 

Aprenda a reconhecer quando o corpo precisa de energia. 

  • Quando estiver cansado, procure por algo que dê um pouco mais de energia; o açúcar a fornece de maneira temporária, durando pouco tempo. Logo em seguida a sensação de fome retorna, junto com a vontade do doce. Repor a energia que o corpo precisa no momento certo e de forma correta evitará essa compulsão.

Conheça seu corpo e seu ciclo.

  • Nas mulheres, a vontade de consumir doces pode ser aumentar durante o período pré-menstrual, já que há uma diminuição na produção de endorfina. 

Tenha uma fruta e água com você.

  • Quando você aprende a identificar seus gatilhos saberá quando a compulsão pode acontecer com mais facilidade. Ter uma fruta por perto para suprir através da frutose e beber água, ajudam a reduzir o craving.

 

A vontade incontrolável pelo doce é gerada por memórias afetivas associadas ao prazer e bem-estar após o consumo desses alimentos.

Uma das formas de acabar com esse hábito é inibir a vontade aos poucos, assim que sentir a vontade pelo doce, uma dica é borrifar um composto que reduz o sabor doce na língua, assim ao comer e não sentir o sabor do açúcar o organismo vai se adaptando a ficar sem ele. 

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