Mais saúde para as articulações - Naturallis
saúde para as articulações

Mais saúde para as articulações

As articulações são essenciais para nosso movimento, e a saúde delas está diretamente ligado a quantidade de movimentos que fazemos. Quanto mais nos movemos, menos rígidas elas ficam. Além dos movimentos outros fatores garantem mais saúde para as articulações. Como por exemplo, o tipo de exercício, a alimentação, o peso e suplementação, vamos falar sobre cada item.

As articulações são as conexões existentes entre os ossos, que permitem a mobilidade e flexibilidade dos movimentos. Ou seja, quadril, joelho, ombro, cotovelo, tornozelo, dedos, punho, entre outras. Elas são compostas de cartilagem, ligamentos, tendões, bursa e também pela membrana sinovial, responsável por lubrificar a articulação

Qualquer uma dessas estruturas pode ficar irritada ou inflamada. Isso acontece em resposta a uma variedade de doenças, distúrbios ou movimento muscular.

Uma rotina saudável, com exercícios adequados ao seu tipo físico e uma boa alimentação, geralmente são suficientes para prevenir problemas. Desde que a rotina alimentar tenha os nutrientes necessários para o fortalecimento das articulações.  Mas quando surge uma inflamação o adequado é, além de seguir as recomendações do seu médico, incluir controle do peso e atividade física.

A atividade física traz mais saúde para as articulações mas exige cuidados

Praticar um exercício e manter-se em movimento é essencial para dar um melhor suporte às suas articulações. Porém é muito importante conhecer seus limites. Abdominais e músculos das costas mais fortes ajudam seu equilíbrio. Isso significa que você tem menos probabilidade de cair ou se machucar. Adicione exercícios de fortalecimento central (abdominal, de costas e de quadril) à sua rotina. Pilates e ioga são ótimos exercícios para melhorar a postura e fortalecer o equilíbrio nos movimentos.

Fortalecer a musculatura dos braços e pernas também é muito importante. Assim incluir atividades com esse foco ajuda muito. Mas atenção, é normal sentir algumas dores musculares após o exercício. Mas se você sofrer por mais de 48 horas, pode ter exagerado. Não force tanto da próxima vez. Exercitar-se com a dor pode causar ferimentos ou danos.

E como a alimentação ajuda na saúde das articulações?

O cálcio e a vitamina D podem ajudar. Os produtos a base de leite são as melhores fontes de cálcio, mas outras opções são vegetais com folhas verdes, como brócolis e couve. Se você não obter cálcio suficiente dos alimentos, pergunte ao seu médico sobre suplementos.

Peixes de águas frias como salmão e a cavala são alimentos bons para as articulações. Isso porque seus nutrientes fortalecem os seus ácidos graxos omega-3, que ajudam a manter a saúde das articulações e ajudam a diminuir problemas de inflamação.

A suplementação ajuda a reduzir as dores mas também previne

A reposição do colágeno nos ligamento, tendões e demais articulações é uma das mais importantes. Ele dá firmeza e sustentação, ao mesmo tempo que dá mobilidade e flexibilidade às articulações. O UC-II por exemplo, modula a resposta imune em relação ao colágeno tipo II.

Alguns minerais presentes nos suplementos, como o magnésio dimalato, melhora a saúde óssea. esse mineral ajuda na fixação do cálcio nos ossos.

Alguns suplementos também trabalham na regeneração de articulações e tendões lesionados. Na melhora ou prevenção de quadros inflamatórios articulares e também tem função antioxidante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.