O sono a favor da saúde | Naturallis
sono e saude

O sono a favor da saúde

Uma boa noite de sono além de recuperar as energias ajuda a manter a saúde em dia. Porém quando o corpo não está bem o sono pode ser afetado. Ansiedade, depressão, apneia e outras doenças podem trazer a insônia, mas em alguns casos, mesmo sem apresentar nenhum desses transtornos, o sono ainda não é de qualidade. Mas é possível mudar esse quadro e usar o sono a favor da saúde.

Para garantir uma boa noite, algumas dicas são muito importantes:

  • Escolha um bom travesseiro e um colchão que seja confortável para o seu biotipo.
  • Pratique exercícios, porém não a noite, o exercício aumenta a temperatura do corpo, o que atrapalha o sono.
  • Evite o uso de celular na cama, permita que o olho e a mente descanse nesse momento.
  • Coma até duas horas antes de dormir.

O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação combinada de diversas substâncias químicas no nosso cérebro.

E entre as mais importantes estão a adenosina e a melatonina, duas substâncias com um papel muito ativo na regulação do sono. A adenosina vai se acumulando no corpo ao longo do dia, gerando a sensação de cansaço e sonolência. Já a Melatonina é um hormônio que inibe o estado de alerta e contribui para que o sono se instale.

Dessa forma, a ausência ou redução na produção de melatonina provoca distúrbios metabólicos e distúrbios rítmicos circadianos além de atrapalhar o sono. Geralmente, a produção de melatonina diminui com o envelhecimento e é, por isso, que os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos ou idosos. Porém ela pode ser encontrada em forma sintética e pode ser feito reposição.

A reposição de Melatonina pode restabelecer o sono a favor da saúde.

Além de regular o sono, a melatonina possui outros benefícios para a saúde, podendo ajudar a controlar a produção de hormônios sexuais femininos, possui efeito antioxidante nas células e fortalece o sistema imune, ajudando a prevenir diversas doenças e a controlar doenças psicológicas e relacionadas ao sistema nervoso.

Assim, além de tratar a insônia, a melatonina pode ser indicada para auxiliar no tratamento da menopausa, enxaqueca, fibromialgia, câncer de mama e de próstata, Alzheimer e isquemia, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *