Quantas calorias o corpo queima por dia com e sem exercícios? - Naturallis

Quantas calorias o corpo queima por dia com e sem exercícios?

Que o corpo queima calorias durante atividades físicas não é nenhuma novidade, mas você sabia que a queima de calorias também acontece de forma passiva?

Entender esses processos do corpo é fundamental para quem busca alcançar e manter um peso saudável.

Afinal, a quantidade de calorias que queimamos diariamente varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, incluindo idade, sexo, peso, altura, composição corporal e nível de atividade física.

Antes de mais nada: o que são calorias?

Uma palavra muito comum no vocabulário do brasileiro, especialmente hoje em dia com a cultura da saúde e do corpo perfeito, a caloria é uma unidade de energia usada para medir a capacidade energética das comidas.

Para chegar na quantidade que você vê em embalagens nos supermercados, é preciso multiplicar a quantidade de carboidratos e proteínas por 4 e a quantidade de gorduras por 9, chegando no valor de calorias por porção ou produto, que é representado por kcal ou quilocalorias.

Quantas calorias o corpo queima por dia com e sem exercícios?

O corpo tem uma demanda diária de calorias que ele precisa para funcionar adequadamente, controlando não apenas o peso ideal, mas também o bem-estar do organismo.

Existe um cálculo feito para indicar o gasto energético de cada pessoa, baseado em idade, peso e altura.

A prática regular de exercícios físicos aumenta bastante o número de calorias que queimamos diariamente. O tipo, a intensidade e a duração do exercício também influenciam a quantidade de calorias queimadas.

Exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo e natação, tendem a queimar mais calorias durante o exercício, enquanto exercícios de resistência, como musculação, aumentam o metabolismo de repouso, resultando em uma queima de calorias prolongada após o treino.

Mesmo em repouso, nosso corpo continua queimando calorias para manter funções vitais, como respiração, circulação sanguínea, digestão e funcionamento dos órgãos.

Isso é conhecido como Taxa Metabólica Basal (TMB) ou Metabolismo Basal. A TMB pode representar de 60% a 75% do total de calorias queimadas por dia, variando de acordo com os fatores individuais mencionados anteriormente. Estima-se, por exemplo, que as mulheres gastam, em média, 1200 a 1400 calorias, enquanto os homens gastam de 1800 a 2000 calorias diárias.

Quantas calorias é preciso para emagrecer?

Depende. Cada pessoa terá um valor de gasto energético que é baseado no cálculo que mostramos. Um nutricionista irá analisar esses dados e determinar uma dieta compatível com essas necessidades e com o seu objetivo, seja ter mais saúde, comer melhor ou emagrecer.

Perder é um processo que acontece quando o corpo queima mais calorias do que ele precisa, fazendo assim com que as reservas de nutrientes (e gordura) sejam utilizadas, causando modificações nos músculos.

Porém, por mais que o princípio do emagrecimento seja apenas isso — gastar mais do que consumir — cada metabolismo funciona de um jeito e, assim, é preciso responsabilidade. Cortes extremos nas calorias consumidas podem ter o efeito contrário ao emagrecimento, afinal, o seu corpo precisa de nutrientes e se houver falta extrema, ele irá agir para garantir a sua sobrevivência.

Como a suplementação ajuda na queima de calorias?

Além de uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis, a suplementação é uma ferramenta eficaz para acelerar o processo de emagrecimento. Suplementos naturais, como termogênicos, podem aumentar o metabolismo, promover a queima de gordura e aumentar os níveis de energia.

Se você quer emagrecer com saúde, suplementar sua dieta irá garantir que seu corpo terá os nutrientes necessários enquanto você queimar as calorias para perder peso.

Veja os suplementos mais populares do momento e tenha uma jornada de emagrecimento mais saudável. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *