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Vitamina B12: um poderoso micronutriente

Já ouviu falar em vitamina B12? Ela é um dos micronutrientes essenciais ao correto funcionamento do nosso organismo. Nosso corpo precisa de  quantidades pequenas (“micro”) desses nutrientes. Apesar disso, eles não podem faltar!

Nesse vasto grupo, temos minerais e outras vitaminas. A maioria deles estão naturalmente em frutas, legumes e verduras. Outras, nós mesmos produzimos.

Contudo, não encontramos fonte de B12 no reino vegetal. Isso porque são certas bactérias que a produzem! Como elas moram no estômago de alguns animais, a B12 fica concentrada neles.

Para que serve, afinal, a vitamina B12?

A vitamina B12 participa da produção de hemácias. Elas são as células do sangue que levam oxigênio para todas as outras células do corpo.

Além disso, auxilia no processo de metabolismo de outros nutrientes. Em outras palavras: quando falta B12, a quebra de diversos nutrientes não ocorre. Daí, nosso corpo não consegue absorvê-los.

Por isso, a B12 é fundamental para os seres humanos. Para entender sua importância, basta observar o que sua falta pode causar. Isso inclui: anemia, lesões no sistema nervoso (favorecendo doenças como a de Alzheimer) e infertilidade.

Deficiência de vitamina B12

A conta é simples: se gastamos mais do que ganhamos, ficamos no vermelho. Da mesma forma, a deficiência de B12 surge quando o organismo perde mais B12 do que “ganha”.

Contudo, há uma diferença nessa comparação. Quando a B12 está baixa, a produção de glóbulos vermelhos fica comprometida. Ou seja, quando falta B12, “saímos do vermelho”.

Então, consumir alimentos fontes dessa vitamina nem sempre é suficiente para manter um bom nível de B12.

Como exemplo, dificuldades em tirar esse nutriente do alimento e alguns problemas no estômago ou intestino levam à carência dessa vitamina. Sobre essa carência, ela tem ainda mais chance de ocorrer nos seguintes casos:

  • cirurgias bariátricas;
  • doenças inflamatórias do intestino;
  • problemas na tireoide;
  • uso crônico de antiácidos;
  • idade acima de 50 anos;
  • dieta vegetariana sem suplementação de B12.

Dá para saber quando falta B12?

Mesmo sem sintomas visíveis, é fundamental cuidar dos níveis de B12. Isso porque alguns sinais podem aparecer quando o problema já está muito avançado. Eles incluem:

  • hiperpigmentação da pele;
  • formigamentos;
  • fraqueza muscular;
  • palidez;
  • inchaço;
  • icterícia.

Como prevenir a deficiência de vitamina B12

Para algumas pessoas, é possível cuidar da B12 com alimentos fontes desse nutriente.

No entanto, incluir carne na dieta não é a solução. Quase metade dos onívoros têm deficiência de B12!

Mas isso tem solução! Essas bactérias são cultivadas em laboratório. Isso permite a produção de altas doses de B12. Assim, quando comemos um alimento “rico em B12”, é daí que a B12 vem.

Ainda assim, aproveitamos pouco da B12 que ingerimos. Então, precisamos de outros recursos para que a quantidade absorvida seja o suficiente. É daí que surgem pastilhas, cápsulas e comprimidos de B12.

Dentre eles, as pastilhas sublinguais se destacam. Isso porque parte já é absorvida pela mucosa sob a língua. Ou seja, não passa pelo longo caminho no tubo digestório.

Portanto, mais importante do que conhecer o poder da vitamina B12, é saber como obtê-la. Dessa forma, você garante que ela está, além de presente, na quantidade certa.

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