Somente veganos precisam complementar com vitamina B12? - Naturallis
complementar com vitamina B12

Somente veganos precisam complementar com vitamina B12?

Quando uma pessoa escolhe se tornar vegana já sabe que logo precisará responder perguntas relacionadas a sua saúde. Muitas pessoas acham que algumas vitaminas deixam de existir na dieta com a ausência de proteína animal. E a vitamina B12 é a primeira que geralmente é questionada. Mas será que somente veganos precisam complementar com vitamina B12?

Para entender isso, primeiro vamos falar sobre o que é a vitamina B12. Ela também é conhecida como cobalamina ou cianocobalamina — isso pois conta com o mineral cobalto em sua composição, além do cianeto. Ela tem uma cadeia muito longa e é a mais complexa de todas. A B12, além de agir como uma vitamina, também atua como coenzima. Ou seja, ela participa de uma série de reações como catalisadora, alterando a velocidade de tais reações e tornando-as muito mais ágeis.

Como ela é produzida por bactérias naturalmente presentes no estômago de alguns animais, como por exemplo a vaca, essa vitamina fica concentrada nesses organismos. No entanto, incluir carne na dieta não é a solução, pois quase metade dos onívoros apresentam deficiência de B12.

Quando complementar com vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 origina-se quando a quantidade de B12 comumente ingerida e absorvida é menor que a porção de B12 eliminada pelo organismo.

Portanto, consumir alimentos considerados fontes dessa vitamina nem sempre é suficiente para manter o nível adequado de B12.

Como exemplo, dificuldades em extrair esse nutriente do alimento e alguns problemas no estômago ou intestino (que impossibilitam sua absorção) ocasionam carência dessa vitamina.

Algumas consequências da deficiência de vitamina B12 são:

  • Anemia;
  • Lesões no sistema nervoso;
  • Problemas metabólicos;
  • Má absorção de nutrientes;
  • Infertilidade

Mesmo sem sintomas aparentes, é imprescindível cuidar dos níveis de B12. Isso porque alguns sinais podem aparecer apenas quando a deficiência já está muito avançada. Eles incluem:

  • Hiperpigmentação da pele;
  • Formigamentos;
  • Fraqueza muscular;
  • Palidez;
  • Inchaço;
  • Icterícia.

Afinal, somente veganos precisam complementar a B12?

Como já pontuamos anteriormente, metade dos onívoros sofrem de deficiência dessa vitamina, e não sabem. Então não, qualquer pessoa pode precisar complementar, não apenas veganos ou vegetarianos. O ideal é solicitar um exame mais completo e verificar todas as vitaminas que precisam ser complementadas, seja por suplementação ou através da alimentação.

Para algumas pessoas, é possível manter níveis adequados de B12 consumindo alimentos considerados fontes desse nutriente. Isso inclui diversos produtos veganos enriquecidos com B12. Porém muitas pessoas tem dificuldade em metabolizar essa vitamina, e nesse caso somente a alimentação não é suficiente.

Para solucionar esse problema, cultivam-se essas bactérias em laboratório, possibilitando a produção de pastilhas com concentrações suficientemente altas de B12. Isso garante que a quantidade absorvida seja maior que aquela eliminada pelo corpo. Assim, você pode se beneficiar da suplementação de Vitamina B12 com essas pastilhas sublinguais de alta biodisponibilidade. Dessa forma, previne a deficiência de B12 e traz mais saúde para sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.