5 Dicas para Proteger a Pele no Frio | Naturallis Manipulação
proteger a pele no frio

5 Dicas para Proteger a Pele no Frio

Com a aproximação do inverno é necessário uma atenção maior para proteger a pele no frio. Pois mesmo as pessoas que tem a pele mais oleosa costumam sentir uma alteração, e a pele fica um pouco mais seca. A pele ressecada tem uma tendência à descamação, vermelhidão, coceira e ao envelhecimento precoce, marcado pelo surgimento de linhas de expressão e fissuras. É uma pele sem brilho, firmeza e elasticidade.

Por isso separamos algumas dicas para te ajudar a manter a pele do seu rosto saudável e bonita no frio.

1 – Atenção com os produtos

Tirar todas as impurezas que chegaram à pele durante o dia é fundamental para garantir a vitalidade e saúde da pele. Porém o rosto é mais sensível que o restante do corpo e pede um produto específico. Muitos produtos voltados para a limpeza e cuidados diários possuem álcool em suas fórmulas, sendo muito útil durante o verão, ao contrário do inverno, quando é importante ter uma atenção redobrada para não tirar a hidratação natural da pele. Assim o álcool pode ser agressivo, principalmente para peles que já são secas. Na época que estiver mais frio opte pelos produtos que limpam de forma mais delicada, mantendo a hidratação e que tenha ingredientes nutritivos.

2 – Hidratação profunda

Do mesmo jeito que se deve beber bastante água para manter todos os órgãos do corpo hidratados, é importante intensificar a hidratação da pele com loções com ação mais profunda.

A hidratação profunda da pele por meio de ácido hialurônico é um procedimento muito indicado para a estação mais fria. Como a pele não está recebendo os nutrientes nas quantidades que precisa (devido à vasoconstrição que ocorre nas camadas mais profundas), é importante reforçar com ativos que atinjam essas camadas, como séruns de ácido hialurônico.

O Ácido Hialurônico é um ativo naturalmente produzido pelo nosso corpo e aproximadamente metade dele está presente na pele. A substância atua preenchendo os espaços entre as células, e por isso é usada na dermatologia para suavizar as rugas e linhas de expressão, além de hidratar, dar firmeza e viscosidade à pele, devido à molécula capaz de reter alta quantidade de água. Os seus benefícios para a pele são:

  • Estimula o colágeno e a elastina que geram mais sustentação e firmeza cutânea.
  • Quando repomos o ativo, a pele se torna mais hidratada, saudável, elástica e viçosa.
  • A reposição de ácido hialurônico auxilia na retenção da água já existente na pele, prevenindo a desidratação provinda, geralmente, das agressões externas (raios ultravioletas, mudanças climáticas, banhos quentes, poluição etc.).
  • O ácido hialurônico também dá mais volume à pele preenchendo e suavizando a flacidez.
  • O volume da pele também auxilia na suavização de marcas de acnes.

3 – Proteção, proteger a pele no frio também é importante

O filtro solar é necessário todos os dias do ano, independentemente da temperatura, afinal a pele continua recebendo a ação dos raios UVs. Os raios solares UVs e a luz visível causam danos na pele mesmo no inverno. É imprescindível o uso de protetores solares acima de FPS 30.

Quando se fala em prevenção de manchas, o filtro solar é o item número um, que deve estar presente no dia a dia de quem preza pela saúde e beleza da pele.

Diferente da pele branca, a negra tem maior quantidade melanina do tipo eumelanina, que produz pigmentos amarronzados. Dessa forma, é mais comum que morenos e negros tenham maior propensão às manchas. É essencial aplicar filtro solar com, no mínimo, FPS 30 todos os dias e ir periodicamente ao dermatologista.

Apesar dos benefícios do uso do protetor solar já estarem aprovados e comprovados, diversos estudos refletem a negligencia dos usuários na frequência e uso do mesmo. Assim é recomendado o uso associado de um foto protetor oral. Com ação anti-inflamatória e estimulante da imunidade potencial atividade antioxidante frente às espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, modulação enzimática no sistema antioxidante endógeno, além de sua habilidade na reciclagem do radical ascorbil e proteção da vitamina E, diante da ação dos radicais livres. Dessa forma a proteção da sua pele ganha mais um aliado.

4 – Cuidando da beleza

O inverno é a estação mais adequada para realizar alguns tratamentos dermatológicos que demandam que o paciente evite a exposição ao sol, como ‘peelings’, tratamentos a laser e uso de ácidos.

Além disso diversos dermocosméticos têm o poder de uniformizar e clarear a tonalidade da pele. Compostos com poder antioxidante são essenciais para o clareamento e uniformização. Ativos despigmentantes são fundamentais nesse processo, uma dica é procurar por dermocosméticos com BELIDES, ele é um clareador natural de alta eficácia que atua antes, durante e após a formação de melanina na pele.

Certamente a esfoliação também pode ser incluída na rotina, ela agiliza o processo de renovação da pele. Isso porque ela coopera na eliminação de células mortas e superficiais. O indicado é realizar o processo de uma a duas vezes por semana. Consulte seu dermatologista para saber qual é a opção ideal para você.

5 – Atenção com os Alimentos

Não adianta cuidar da pele e ignorar a alimentação. Inserir legumes, hortaliças e frutas no cardápio é fundamental no inverno, já que a pele demanda mais cuidados e hidratação. Alguns alimentos que irão ajudar a proteger a pele no frio e podem ser incluídos da sua dieta são:

  • Cenoura – ricos em betacaroteno, substância antioxidante que protege a pele
  • Uva e seus derivados – possuem flavonoides que defendem as células contra a ação dos radicais livres
  • Ovo Cozido – fonte de lecitina, que beneficia a hidratação natural da pele
  • Frutas Cítricas – vitamina C age como antioxidante e ajuda na formação do colágeno.
  • Espinafre, Couve ou Brócolis – possuem ferro, ácidos graxos ômega 3 e vitaminas A, B e E que protege a pele e estimula o organismo a produzir gordura boa que hidrata a pele
  • Oleaginosas – ricas em gorduras monoinsaturadas, que hidratam a pele, e em antioxidantes, que combatem os radicais livres
  • Abacate – gordura ômega 9, que dá elasticidade, combate as linhas de expressão
  • Atum, sardinha e salmão – ricos em ômega 3. Eles dão viço, maciez e elasticidade à pele
  • Chá verde – fonte de catequina com ação antioxidante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *