Alimentos que aumentam a saciedade e auxiliam no processo de emagrecimento - Naturallis

Alimentos que aumentam a saciedade e auxiliam no processo de emagrecimento

30

Existem diversos alimentos conhecidos por auxiliarem na saciedade e isso facilitará seu processo de emagrecimento! 

A saciedade pode ser explicada por aspectos físicos e psicológicos. Ou seja, pode ser fome, mas também pode ser questões emocionais que influenciam nas suas sensações e desejos. Quando ficamos ansiosos, por exemplo, tendemos a comer mais, não é? Outras pessoas já não conseguem comer. 

Por isso, é importante cuidar não só da sua saúde física, quanto mental! Entenda se o seu corpo está realmente sentindo fome ou apenas vontade de comer mais!
Pensando na questão alimentar e de saciedade, vamos listar algumas frutas, verduras, sementes e outros alimentos que vão proporcionar aquela sensação de “estou satisfeito (a)!”

Alimentos que aumentam a saciedade e auxiliam no processo de emagrecimento

  1. Saladas e alimentos crus: Além de ser saudável, a variedade de folhas também é rica em fibras! Você sabia que quanto mais você estimula sua mastigação, mais sensação de saciedade você vai ter? Opte por começar sua refeição com saladas, pois isso sinaliza para o seu cérebro que você está comendo e ingerindo calorias e nutrientes, ou seja, você estará com menos fome  na hora de fazer as outras refeições.  Interessante saber: o cérebro demora em torno de 20 minutos para receber os sinais do estômago dizendo que está satisfeito. 
  2. Aveia: Claro que ela estaria nessa lista! A aveia é conhecida por proporcionar saciedade e isso acontece porque suas fibras se expandem no estômago e se transformam em um gel que demora para ser digerido, por isso a sensação de não ter fome por mais tempo. Além disso, a aveia supre um hormônio chamado grelina, responsável pela fome.

  3. Abacate: Essa fruta é considerada riquíssima em fibras e gorduras monoinsaturadas. Se for ingerida de forma moderada, ela reduz o apetite. Isso acontece porque sua gordura envia mensagens de saciedade para o cérebro. 

  4. Chia e linhaça: As sementes são ricas quando buscamos saciedade. Com uma mistura nutricional de fibras solúveis e ácidos graxos essenciais. A linhaça é integral e atua em nossa energia. A chia é rica em antioxidantes, e auxilia na redução de doenças cardíacas, além de controlar e prevenir a diabetes. 
  5. Lentilha: Além de ser uma ótima fonte de saciedade, a lentilha é rica em fibras, isso faz com que haja um equilíbrio na ingestão dos alimentos, o que contribui com a diminuição de peso. Ela também possui potássio, fósforo, magnésio e cálcio. 
  6. Proteínas: Você sabia que as proteínas são os nutrientes que mais proporcionam saciedade para o nosso organismo? Isso acontece porque elas gastam mais calorias durante a sua digestão e são importantes para o aumento da massa muscular do corpo.  E se você pensa que estamos falando somente de carnes você está enganado! Feijões, lentilha, oleaginosas, brócolis, espinafre, couve, alface também são fontes incríveis de proteínas e também auxiliam no processo de emagrecimento.

  7. Oleaginosas: Consideradas ótimas fontes de gorduras boas, as castanhas, nozes e amêndoas, além de aumentarem a sensação de saciedade, fornecem antioxidantes, vitamina E e magnésio. 
  8. Coco: A polpa do coco contém muitas fibras e gorduras boas, que são 2 fatores que aumentam a saciedade por si só. O coco também é fonte de vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, cálcio, magnésio e fósforo.

  9. Pipoca: As fibras da pipoca proporcionam uma grande sensação de saciedade. Isso porque é preciso mastigar bastante, o que também contribui diretamente para a melhora da digestão e também para redução do estresse. Lembre-se de não adicionar gordura ou açúcar. 

Que tal incluir alimentos que aumentam a saciedade no seu cardápio? Dessa forma, além de conseguir se manter em uma dieta, você estará ingerindo nutrientes, proteínas e muitas vitaminas para seu organismo. 

Lembre-se de consultar seu Nutricionista!  

Gostou desse conteúdo? Não deixe de assinar a nossa newsletter e receber mais assuntos como este! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *