Como a saúde mental afeta a saúde física - Naturallis

Como a saúde mental afeta a saúde física

Você sabia que a sua saúde mental está interligada à sua saúde física?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde da mente e do corpo são áreas interdependentes na vida de um indivíduo. Quando não cuidamos da nossa saúde mental, alguns sintomas em nosso corpo físico podem se manifestar. Por isso, ambos precisam da mesma atenção.  

A influência da mente no surgimento de sintomas físicos é mais comum do que parece.  Uma crise de ansiedade, por exemplo, pode vir acompanhada de calafrios, taquicardia, sudorese, falta de ar e tontura. Uma síndrome de pânico pode ser ainda mais intensa e confundida com um ataque cardíaco. 

Antes de falarmos sobre como cuidar e equilibrar nossa mente e nosso corpo, vamos entender alguns fatores de risco para ambas e, analise se você está inserido nestes cenários negativos.

Caso esteja, não se preocupe! Vamos te dar dicas para cuidar melhor do seu corpo e mente de forma saudável, segura e eficaz! 

Como a saúde mental afeta a saúde física

Para ter uma vida de qualidade, com bem estar e saúde é preciso dedicar o mesmo cuidado para a saúde mental e também física, afinal, vimos que uma depende da outra e uma afeta diretamente na outra. 

Para manter esse equilíbrio e cuidado com ambos os aspectos da nossa vida, devemos evitar alguns fatores de risco para nosso estilo de vida. Vamos falar sobre alguns deles a seguir: 

  • Pensamentos negativos em relação à saúde mental

Muitas pessoas se importam somente com a saúde física e com isso, você já reparou que existe uma relutância quando falamos em saúde da mente? Quando alguém diz ter depressão, ansiedade e problemas com esgotamento psicológico, muitas vezes elas são tachadas de preguiçosas e dramáticas, não é mesmo? E isso é um grande equívoco. 

Quando os incômodos emocionais surgem, muitas vezes não sabemos como resolvê-los, e eles acabam interferindo completamente na nossa disposição. Ou seja, “zero” vontade de fazer alguma coisa, principalmente praticar exercícios físicos. Com o passar do tempo, diversas condições podem evoluir para depressão, ansiedade, pânico e outras condições graves. 

  • Sedentarismo

A ausência de atividade física causa danos para a mente e também para o corpo. e quando falamos em sedentarismo, logo pensamos na parte física, não é mesmo? Movimentar o corpo é fortalecer a musculatura, melhorar a circulação do sangue e também o funcionamento do organismo.

Você sabia que com apenas 20 minutos de exercícios aeróbicos diários já são o suficiente para aproveitar todos esses benefícios? 

Não praticar exercícios físicos deixa seu metabolismo lento e com isso, o corpo tem mais dificuldade para quebrar açúcares e gorduras, favorecendo o aumento de peso, e podendo até levar à obesidade. Outro agravante são as inflamações que o organismo desenvolve e o enfraquecimento dos ossos. 

  • Má alimentação

A alimentação é a maior aliada quando falamos em saúde e bem-estar. A falta de uma boa alimentação é responsável pelo surgimento de diversas doenças e desequilíbrios em nosso organismo, como diabetes, patologias cardiovasculares, osteoporose e gastrite e muitos outros.

O excesso de frituras, lanches, açúcares e demais alimentos considerados “vilões” em um cardápio saudável, pode ser muito prejudicial à saúde do corpo a longo prazo. Não precisa deixar de comer, mas precisa saber como e quando comer. Consulte um nutricionista! 

  • Hábitos ruins

Existem diversos hábitos que agravam muito a nossa condição mental e física como fumar, passar o dia nas redes sociais, comer em excesso, trabalhar sem pausas, beber com frequência, dormir demais ou dormir pouco e se preocupar muito são alguns dos principais hábitos ruins que interferem diretamente em sua saúde física e mental. 

Como cuidar da saúde mental e física?

Viver com bem-estar, seja físico, psicológico e emocional, só é possível quando tomamos a decisão de cuidar do nosso corpo e mente em conjunto. Por isso, confira essas dicas que vão te ajudar a se equilibrar e melhorar sua qualidade de vida. 

  • Faça atividades físicas: Independente de quais sejam, 20 minutos do seu dia já vai mudar a sua saúde e com constância se tornará um hábito muito saudável; 
  • Tenha uma dieta equilibrada: Faça a ingestão de frutas, verduras, legumes e alimentos naturais. (Consulte um nutricionista para que não haja escassez de nutrientes e proteínas);
  • Evite alguns alimentos: Não exagere na ingestão de cafeína, álcool, alimentos gordurosos e industrializados;
  • Durma bem: Para algumas pessoas seis horas é o suficiente, para outras é preciso 8 horas de sono por noite. 
  • Pratique mindfulness: Técnicas de relaxamento como meditação, respiração profunda, leitura e yoga são práticas que ajudam a relaxar o corpo e a mente, além de elevar os pensamentos positivos. 
  • Busque desenvolver sua inteligência emocional: Procure manter as emoções em equilíbrio e os pensamentos positivos. Caso você esteja sobrecarregado e não esteja bem, procure a ajuda de um profissional psicólogo. 

Esses são cuidados que podem ser considerados genéricos, mas, mesmo assim, você pode identificar quais atendem às suas necessidades. 

Entretanto, vamos te dar uma dica valiosa: não espere adoecer para buscar tratamentos e soluções. A saúde da mente e do corpo precisam estar em constante cuidado e atenção.  Esses hábitos serão responsáveis por prevenir doenças e mal-estar emocional, garantindo uma boa qualidade de vida para você!

Se você se identificou com este artigo, confira também nosso conteúdo sobre ansiedade social e como lidar com este transtorno. Clique aqui e saiba mais!

Não deixe de assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos de saúde e bem-estar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *