Tipos de dieta para emagrecer - Naturallis

Tipos de dieta para emagrecer

“Não basta desejar uma vida melhor, você deve criá-la”

São diversas as metodologias que podemos encontrar quando o assunto é a perda de peso. Mas, entre tantas elas, você já se perguntou quais são os tipos de dietas que realmente são mais eficazes para emagrecer?

Perder peso é um processo diferente para cada pessoa, pois cada uma tem um tipo de metabolismo, padrões hormonais, estilo de vida entre outros aspectos que influenciam diretamente no funcionamento do organismo. 

O que não podemos negar é que a melhor dieta é aquela que você consegue seguir. 

Outro ponto que torna-se genérico é que, para perder peso, independente de qual seja a dieta escolhida, você precisa estar em déficit calórico. Ou seja, ingerir menos calorias do que você gasta, além de, claro, manter hábitos saudáveis e restringindo certos alimentos que já conhecemos como os vilões de um bom cardápio (frituras, lanches, açúcar, etc). 

Conhecer o próprio corpo também é muito importante na hora de escolher uma dieta, junto a um profissional, a melhor dieta com objetivo de emagrecimento. De maneira geral, as opções focadas no consumo de proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras boas atuam na perda de peso de maneira mais rápida. Além disso, dietas com base hipocalórica associadas ao aumento do gasto energético com prática de exercícios físicos levam à mobilização de gordura como um todo.

Entre as principais dietas para emagrecer estão: cetogênica, mediterrânea, low carb, jejum intermitente, Dukan e a dieta do metabolismo rápido.

Vamos falar sobre cada uma delas no decorrer deste artigo!

Tipos de dietas para emagrecer

  • Dieta Low Carb: A dieta low carb é a ingestão de menos carboidratos refinados, e mais comida de verdade. Você sabia que uma boa alimentação convencional, de tudo que você come no dia, de 50 a 55% precisa ser carboidrato? No low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido diariamente. Vale ressaltar que é importante ter um acompanhamento e orientação de bons profissionais da nutrição. Ela ajuda no emagrecimento, diminui retenção de líquidos e proporciona sensação de saciedade.

  • Dieta Detox: Imagine poder reiniciar o seu organismo e adotar novos hábitos alimentares? Com a dieta de desintoxicação isso é possível. Desintoxicar significa excluir os alimentos industrializados e que possuam alto potencial alergênico (laticínios, leite de soja, glúten, cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool). Dessa forma, o organismo elimina o excesso de toxinas, você recupera energia e emagrece de uma forma mais fácil e sem sacrifícios. 
  • Dieta Mediterrânea: baseada no consumo de alimentos frescos e naturais. Ela ajuda a mudar o estilo de vida e melhora o trabalho do metabolismo. Dessa maneira, a perda de peso e a disposição surgem como consequência da vida saudável. Essa dieta é inspirada nos países que ficam à beira do mar Mediterrâneo e o cardápio inclui alimentos frescos e naturais como azeite de oliva, frutas e legumes sazonais e cereais integrais, por exemplo, além de carnes magras e vinho tinto.
  • Jejum Intermitente: Não é uma dieta, mas uma boa estratégia para auxiliar na perda de peso. O jejum não determina regras para as refeições, porém, se você quer emagrecer com saúde, você precisa reduzir o consumo de carboidratos refinados, fast-food e comidas ultra processadas.

  • Dieta Dukan: Essa dieta é feita para tratamento de obesidade. O cardápio é baseado em altos teores de proteínas e baixo consumo de carboidratos.

  • Dieta do metabolismo rápido: Essa dieta possui cinco refeições por dia. A primeira é feita no máximo 30 minutos após acordar, além da ingestão de água em abundância e uma lista restrita de alimentos.

  • Dieta líquida: A dieta líquida é composta pela ingestão de líquidos como água, chás, sucos sem açúcar, sopas e vitaminas. Porém, ela é indicada ser feita por até 5 dias, para que não haja carências nutricionais e o metabolismo não se torne mais lento. Essa dieta é responsável por desinchar o corpo, desintoxicar e melhorar o funcionamento do intestino e, consequentemente, auxiliar na perda de peso.

Essas dietas e muitas outras são seguidas por muitas pessoas, mas, não se esqueça, que o que pode ser bom para outras pessoas, pode não ser bom para você.

Por isso, é imprescindível consultar com profissionais e buscar informações antes de iniciar uma dieta é um processo de emagrecimento, para que ele seja saudável e eficaz. 

Agora que você conhece alguns dos tipos de dietas mais comuns, que tal conhecer quais são os melhores manipulados para emagrecer? Clique aqui e saiba mais! 

Boa leitura!

Gostou desse artigo? Não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais conteúdos como este! 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *