Os homens comportam a maior parte dos brasileiros que estão com excesso de peso, de acordo com o Mapa da Obesidade da Abeso em 2019, com 57,1% da população excedendo o peso sendo masculina.
De modo geral, existe um estigma que faz com que os homens tenham receio de ir ao médico, especialmente para lidar com problemas que muitas vezes vão levar anos para ter um impacto mais visível, contudo, isso não significa que consultar um profissional é algo substituível por apenas autocontrole.
A melhor forma de combater a obesidade é justamente a prevenção da mesma, mas quando a situação já está além desse passo, é preciso tomar decisões rápidas para remediá-la. O metabolismo de cada indivíduo funciona de forma diferente e necessita de cuidados diferentes.
Quais as diferenças entre o metabolismo do homem e da mulher?
1. Metabolismo mais rápido para homens
Uma das coisas em benefício dos homens é que eles realmente emagrecem mais rápido do que as mulheres. Pesquisas já foram feitas que indicaram que os homens têm um índice de emagrecimento maior do que mulheres que seguiram a mesma rotina e dieta.
2. Propensão a doenças relacionadas à obesidade
Em contrapartida, por mais “fácil” que seja para um homem emagrecer, ele também está mais sujeito a doenças relacionadas com má-alimentação e sobrepeso que afetam o metabolismo, como diabetes e colesterol alto. Não ter controle sobre sua alimentação também abre espaço para doenças cardiovasculares e estar acima do peso aumenta a chance de incidência frequente desses problemas de saúde.
3. Homens são mais proativos na hora de emagrecer
Apesar disso, o perfil de emagrecimento masculino é bem mais positivo do que o das mulheres. Embora os homens não percebam ou se sintam incomodados com o próprio peso com frequência, eles têm maior tendência a buscar formas eficazes e rápidas para entrar em forma.
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter para mais artigos de bem-estar e saúde!