Retenção de líquidos, causas e como tratar? - Naturallis

Retenção de líquidos, causas e como tratar?

Sabe aquele inchaço na região abdominal? Pode ser retenção de líquidos! Mas não se preocupe, pois tem como acabar com ele! 

A retenção de líquido é causada pelo acúmulo anormal de líquidos dentro dos tecidos do nosso organismo. Isso pode acontecer por alterações hormonais na TPM ou gravidez, consumo excessivo de sal, falta de atividades físicas ou até mesmo ficar parado muito tempo na mesma posição. 

Para tratar essa retenção é simples, você pode aumentar a ingestão de água, tomar chás diuréticos e praticar exercícios físicos. Porém, algumas retenções estão ligadas a doenças renais ou cardíacas, e para tratá-la é preciso tomar alguns remédios. (Consulte seu médico se for o seu caso).

Você sabe identificar se está com retenção de líquidos?

O acúmulo de líquidos no corpo causa inchaço, e eles são visíveis no abdômen, rosto, pernas, tornozelos e pés. Outro fator indicativo disso é a diminuição da quantidade de urina liberada por dia. 

Além disso, pode pressionar com o polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos e depois observar se a região ficou marcada. Se sim, é um sinal de que há acúmulo de líquidos no local. 

Causas da retenção de líquidos

    1. Alimentação rica em sal: Uma das causas mais conhecidas são os alimentos com excesso de sal. Isso acontece porque esse mineral contém muito sódio que retém água e, se ingerido em grandes quantidades, aumentará a retenção de líquidos.

    2. Falta de água: Não beber água é um dos grandes vilões da retenção de líquidos.  Quando o corpo está hidratado, as células e o funcionamento dos rins se mantêm em bom funcionamento, e isso faz com que o excesso do sódio seja eliminado. Além disso, ficar desidratado faz com que o corpo retenha mais água. Isso acontece porque ele precisa suprir a falta de água, e isso causa a retenção de líquidos e inchaço.

    3. Falta de atividade física:  O sedentarismo influencia diretamente na circulação sanguínea do nosso corpo, tornando-a mais lenta, e por isso, pode causar retenção de líquidos no corpo, especialmente nas pernas, tornozelos e pés.

    4. Ficar muito tempo parado em uma mesma posição: Ficar longos períodos em uma mesma posição dificulta a circulação do sangue e isso pode causar a retenção de líquidos.

    5. Uso de medicamentos: Alguns medicamentos como corticóides, minoxidil, ou remédios para tratamento da pressão alta como captopril, enalapril, lisinopril, anlodipino, nimodipina, podem ser responsáveis por causar retenção de líquidos e até inchaços nas mãos e nos pés.

    6. Alterações hormonais:  A retenção de líquidos é frequente nas mulheres, por conta das alterações hormonais do ciclo menstrual.  A menopausa também pode causar retenção de líquidos.

    7. Problemas cardiovasculares: Pressão alta, insuficiência cardíaca ou insuficiência venosa, podem causar retenção de líquidos e inchaço nas pernas, pés, mãos, braços ou abdômen.

    8. Insuficiência renal: A insuficiência renal acontece quando os rins não funcionam de forma adequada e por isso, não elimina os líquidos do corpo através da urina.

    9. Insuficiência hepática: A insuficiência hepática acontece quando há uma diminuição da função do fígado, devido a diminuição de uma proteína no sangue, a albumina, que ajuda a manter o sangue dentro dos vasos. Por isso, também pode ocasionar a retenção de líquidos.

Como acabar com a retenção de líquidos

  • Tome chás diuréticos;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Cuide da sua alimentação;
  • Beba água;
  • Faça drenagem linfática. 

Cuidar da retenção de líquidos é importante para a sua saúde e por isso, vale ressaltar que você deve procurar um médico. 

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como este! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.