Benefícios da administração sublingual de medicamentos | Naturallis
sublingual

Benefícios da administração sublingual de medicamentos

A administração sublingual acontece quando um medicamento é administrado debaixo da língua. Essa é uma forma mais rápida de absorção pelo organismo, comparativamente aos comprimidos ingeridos por via oral. O comprimido quando engolido ainda necessita se desintegrar e ser metabolizado pelo fígado, para só depois ser absorvido e exercer o seu efeito terapêutico.

Esta via de administração evita o efeito de primeira passagem hepático pois a drenagem venosa é para a veia cava superior.

Apenas algumas substâncias ativas estão disponíveis para serem administradas via sublingual, pois precisam de ter características específicas para serem viáveis por esta via, que tem um efeito sistêmico rápido, porque além de serem absorvidas diretamente para a circulação sanguínea, não são metabolizadas pelo fígado.

Além disso é preciso cuidado com o sabor dos compostos que serão administrados dessa forma.

A mucosa oral tem um epitélio fino e vasos sanguíneos abundantes, os quais promovem a rápida absorção do medicamento na corrente sanguínea do paciente. Os medicamentos ministrados pela mucosa oral podem aparecer no sangue do paciente dentro de 1 minuto e alcançam os níveis sanguíneos máximos em 10 a 15 minutos, sendo mais rápido que o medicamento ministrado pela via oral tradicional.

As principais vantagens da administração de medicamentos por via sublingual são:

  • Permite a absorção de medicamentos de forma mais rápida;
  • Impede que o medicamento seja inativado pelo suco gástrico;
  • Facilita a adesão à terapêutica em pessoas com dificuldade para engolir comprimidos, como crianças, idosos ou pessoas com problemas psiquiátricos/neurológicos;
  • Impede o efeito de primeira passagem no fígado e tem uma melhor biodisponibilidade;
  • Rápida dissolução do remédio, sem que seja necessário água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *