Colágeno, Queratina e Elastina - o segredo antienvelhecimento - Naturallis
colágeno

Colágeno, Queratina e Elastina – o segredo antienvelhecimento

A pele é o maior órgão do nosso corpo; é nossa barreira de proteção. E o colágeno e a elastina são uns dos principais componentes da pele. Isso porque, junto com o ácido hialurônico, eles ajudam a manter sua estrutura e hidratação.

A queratina, por outro lado, é fundamental para a saúde do cabelo. Ela é responsável por proteger os fios da ação do ambiente.

O que é o colágeno

O colágeno é uma proteína muito resistente a trações. Ele compõe cerca de um terço de toda a proteína no nosso corpo. E não é para menos, pois ajuda a formar os nossos ossos, as nossas cartilagens e até mesmo as nossas veias. Ah, e não vamos nos esquecer da nossa pele!

Ele forma uma camada de sustentação para a nossa pele, deixando-a firme e resistente.

Como obter o colágeno

Tanto nós quanto outros animais somos capazes de produzir essa proteína. Então, não podemos descuidar da dieta. Dessa forma, não vai faltar matéria-prima para o nosso corpo produzir o que precisa.

No entanto, com a idade, vamos diminuindo essa capacidade. Esse é um processo natural de envelhecimento. Acontece com todas as pessoas, em maior ou menor grau. Contudo, quanto mais ficamos expostos ao sol, principalmente sem proteção, essa produção fica ainda mais comprometida na pele. E o envelhecimento da pele acontece mais rápido.

Por isso, algumas vezes não basta apenas nos alimentarmos bem. Para manter uma pele saudável e evitar seu envelhecimento, um suplemento pode ser necessário. E um deles é o de colágeno hidrolisado. Além de ser de fácil digestão, nosso corpo consegue absorvê-lo e distribuí-lo bem pelo corpo. Inclusive, vários estudos mostram que, quando chega na camada mais profunda da pele, acontece o seguinte:

  • estimula a produção de ainda mais colágeno;
  • induz um aumento na densidade das fibras de colágenos já existentes;
  • aumenta a produção de ácido hialurônico;
  • ativa a proteção contra raios UVA.

Assim, é muito bom para a hidratação e a firmeza da pele, e para reduzir as rugas.

A elastina: outra proteína que não pode faltar

A elastina ajuda a formar as fibras elásticas no nosso corpo. Dentre outras funções, têm, como o próprio nome diz, a função elástica. Graças a elas é que as nossas artérias grandes, como a aorta, são flexíveis. Além disso, o mesmo acontece com a nossa orelha e, é claro, nossa pele.

Assim como o colágeno, também a produzimos. E cada vez menos com o avanço da idade. Por isso, suplementá-la pode ajudar a evitar o envelhecimento da pele e do corpo como um todo.

A queratina e a saúde dos cabelos

A queratina é outra proteína fundamental. Isso porque ela garante a proteção dos organismos, pois é impermeável à água. Dessa forma, diminui os efeitos negativos do atrito, das chuvas, dos ventos e do sol no corpo dos animais.

Na nossa pele, por exemplo, ela forma uma barreira que impede a perda de água em excesso. Além disso, ela traz resistência e proteção aos nossos cabelos e unhas. E, assim como o colágeno e a elastina, a queratina também tem sua produção diminuída com a idade. Daí, junto com a produção de hormônios alterada com a idade, os fios vão ficando mais ressecados e envelhecidos.

Dessa forma, suplementar essa proteína também faz parte do combo contra o envelhecimento dos fios, da pele e das unhas.

Logo, nada melhor do que juntar essas três proteínas para tê-los disponíveis na medida certa. É isso o que faz, por exemplo, o composto Biosil.

Portanto, lembre-se de que é essencial se proteger do sol e cuidar da alimentação e do sono. E, da mesma forma, buscar suplementos quando for preciso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.