Como reduzir os impactos e sintomas da menopausa | Naturallis
sintomas da menopausa

Como reduzir os impactos e sintomas da menopausa

Só quem já passou sabe como os sintomas da menopausa são difíceis de enfrentar. A intensidade dos sintomas, também está ligada aos hábitos e à rotina adquiridos durante a vida. Envelhecer com qualidade de vida passa por uma alimentação saudável, exercícios físicos, ingestão de água e acompanhamento médico. Isso vale para prevenir vários problemas, não só a menopausa.

Minimizar os incômodos que surgem no final do período fértil feminino não é mais sinônimo de riscos à saúde. Por isso deixamos algumas maneiras de atenuar os sintomas da menopausa:

  • Os alimentos têm um grande impacto na saúde do organismo em qualquer fase da vida, por isso, na menopausa, eles podem ser aliados na saúde e busca pelo bem-estar.
  • O efeito da vitamina E na redução dos sintomas da menopausa é comprovado.
  • A suplementação diária com cálcio ajuda a reduzir dores de cabeça, irritabilidade, insônia e depressão relacionadas à menopausa.
  • A linhaça ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas.
  • Alimentos ricos em magnésio são essenciais. A deficiência deste mineral no organismo resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia.
  • Uma boa terapia hormonal compensa a baixa nos hormônios, evitando transtornos físicos e psicológicos.

Além disso procure manter uma rotina de exercícios, fique longe do cigarro e tenha noites de sono mais adequadas.

Mais quais são os sintomas da menopausa?

Além dos já conhecidos, alteração no ciclo e ondas de calor, a menopausa ainda pode causar desaceleração do metabolismo, redução da massa óssea, entre outros reflexos no organismo.

Esse também é um momento em que é comum a derme ficar mais ressecada e sensível. Nesse período há perda das fibras elástica e colágena. Isso acarreta no aumento da flacidez, perda da elasticidade e tônus. Como resultado disso tudo a pele fica fina, frágil e flácida, com maior propensão à rugas.

Afim de reduzir os efeitos da menopausa sua alimentação deve ser rica em ômega-3, vitaminas, minerais e fibras. Para manter a pele bem hidratada, é recomendado o consumo de, no mínimo, oito copos de água por dia e evitar alimentos muito quentes e condimentados. Além de ser fundamental o uso de protetor solar e dermocosméticos com propriedades antioxidantes, que estimulem a produção de colágeno e tenham poder nutritivo.

Entretanto é importante lembrar que a duração dos sintomas varia de acordo com cada pessoa. Algumas mulheres nem percebem que já estão passando pelo processo. Ou seja, mais importante é conhecer seu corpo e sua saúde para saber identificar qualquer alteração que aconteça e poder se cuidar melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *