Controle e sintomas de estresse | Naturallis Farmácia de Manipulação
estresse

Controle e sintomas de estresse

O estresse passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, fazendo parecer a elas que esse modo de vida frenético, corrido e cheio de compromissos, é normal para o homem e para a mulher moderna. Fica quase impossível imaginar que dentro dessa “normalidade”, existem fatores desencadeados pelo estresse que vão cobrar altos preços sobre a saúde e o bem estar.

Cada pessoa sente os sintomas de forma pessoal e variada. Mas de uma maneira geral ele afeta a mente, o corpo, e o comportamento.

A saúde física, o trabalho e os relacionamentos familiares são diretamente impactados e alterados quando existe o stress em excesso.

A primeira sensação é de impotência quanto à situação, todos os sentimentos vão acumulando e fica difícil retomar o controle.

Por outro lado, a ciência já comprovou que amizades positivas e duradouras, nos dão confiança para esses enfrentamentos, assim como parceiros de longa data também trazem o mesmo benefício.

Na maioria das vezes as pessoas querem descobrir tratamentos milagrosos ou caseiros para o estresse e acabam se frustrando. O melhor que deve ser feito para manter esse problema sobre controle é exercer uma “gestão”, onde atitudes e mudanças de comportamento vão ajudar a se obter um conhecimento pessoal minimizando assim as consequências que podem ser causadas ao nosso organismo.

Tomar conta dos seus pensamentos, da sua agenda e de como lidamos com nossas emoções, sem dúvida pode ser considerada uma atitude anti stress. Significa também que cuidar de si mesmo e arrumar tempo para descansar e relaxar fazem parte dessa atitude.

Mas como combater o estresse?

O combate ou alívio pode ser alcançado através de uma série de coisas que só dependem da pessoas que está envolvida nessa situação.

Exercícios físicos por exemplo, são fundamentais para a manutenção do bem estar psicológico. Inclusive, o exercício aeróbico em locais calmos e descontraídos e de enorme relevância para a redução da tensão e ansiedade.

Ioga, meditação e técnicas de respiração, vão promover um relaxamento muscular essencial para libertar a tensão e ativar respostas de relaxamento do corpo, trazendo assim uma resposta de serenidade.

Os alimentos ingeridos são fundamentais para se lidar com o stress. Manter uma dieta saudável e equilibrada, nos deixa mais nutridos e preparados para enfrentar o cotidiano.

Evitar bebidas ricas em cafeína e reduzir a ingestão de álcool, ajudam a manter uma alimentação rica e equilibrada. Vitaminas do complexo B, Zinco e Magnésio, tem propriedades comprovadas como substâncias anti estresse.

O controle do cortisol está diretamente relacionado com a ingestão de alimentos muito calóricos e a uma má dieta.

O sono também é fundamental para que seu organismo se recupere, e principalmente o cérebro precisa fazer uma higiene do acumulado durante o dia para proporcionar calma e tranquilidade para o que vem a seguir.

O controle dos sentidos a das emoções são fundamentais.

Ouvir uma música, bater papo com amigos e brincar com seu animal de estimação nos ajuda a nos concentrar e a relaxar, aumentando assim a confiança e a auto estima.

Enfim, nesses tempos tão atribulados e de mudanças quase diárias na ordem das coisas, nos mantermos equilibrados e centrados, com certeza é o maior desafio da humanidade.

Toda vez que aparecer um problema, um desafio, um pensamento ruim ou até uma sensação física desagradável, lembre-se que sua vida é uma preciosidade e ela está totalmente sob seu controle.

Então, use seu perfume preferido, dance, pule, faça uma caminhada, veja o pôr do sol ou simplesmente converse com seu parceiro ou com seu filho.

Da mesma forma que todos os problemas parece estar sobre você, todo o universo e toda a felicidade disponível nele também fica. Sendo assim VIVA INTENSAMENTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *