Dicas Para Turbinar a Imunidade | Naturallis Farmácia de manipulação
Fortaleça sua imunidade, e continue se protegendo, fique em casa

Dicas Para Turbinar a Imunidade

A imunidade consiste em um sistema complicado de células especializadas de vários órgãos, defendendo o corpo de invasores externos a ele, como os vírus, bactérias, parasitas e câncer. A resposta imunológica é desencadeada por uma sustância estranha ao corpo chamada antígeno.

Embora o sistema imune seja complexo, a sua estratégia básica é simples: reconhecer o inimigo, mobilizar forças e atacar. O sistema imune possui um registro ou memória de cada antígeno que o indivíduo entra em contato, seja através dos pulmões (respiração), do intestino (alimentação) ou da pele. Assim quando o organismo é atingido pela segunda vez pelo mesmo antígeno, o sistema imune está preparado.

Na primeira identificação do antígeno a imunidade do corpo ainda não está preparada, porém quando ela está fortalecida, impede que outras doenças atinjam o organismo ao mesmo tempo, reduzindo os riscos desse ataque.

Dicas para fortalecer o sistema imunológico

Quando a flora intestinal está enfraquecida, a capacidade do corpo de se defender torna-se menor e nossas defesas são abaixadas.
O intestino é o maior órgão de defesa do nosso corpo, uma alimentação saudável já ajuda a manter a flora intestinal forte, mas a suplementação com probióticos bloqueia o crescimento daquelas bactérias que são patógenas e causam enfermidades, pois eles colocam bactérias benéficas no local. Um intestino saudável ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

O própolis estimula receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos do sistema imunológico. Mas além de dar um up na imunidade, ele tem outros benefícios:

  • Apresenta cerca de 60 minerais. Ele também contém vitamina A (betacaroteno) e vitaminas B1, B2 e B3.
  • Os antioxidantes do própolis combatem os radicais livres.
  • Ação antisséptica, agindo como antibiótico natural.
  • Tem ação na gripe, otites e infecções respiratórias.
  • Potente anti-inflamatório.

Alimentos que auxiliam na imunidade

Alguns alimentos ajudam à turbinar o sistema imunológico, enquanto outros atrapalham um pouco.

Leite e derivados, açúcar refinado, cafeína, sal, álcool e alimentos industrializados e ricos em gorduras trans podem enfraquecer o sistema imunológico, ao contrário desses 10 alimentos:

  • Alho – Tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças.
  • Cebola – A quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune.
  • Lichia – Rica em vitamina C, auxilia na imunidade e tem propriedades antiinflamatórias.
  • Gengibre – Auxilia nas defesa do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C.
  • Cogumelo shitake – Rico em lentinana, nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa e aumentar a imunidade.
  • Castanha-do-Pará – Rica em selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que também turbina o sistema imunológico.
  • Batata yacon – Contém frutooligossacarídeos (FOS) importantes para a saúde intestinal, e consequentemente, para imunidade.
  • Iogurte natural – Rico em lactobacilos com propriedades probióticas.
  • Vegetais verde-escuros – Brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12.
  • Frutas cítricas- Laranja, acerola, limão, kiwi, e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades

Outros fatores que ajudam na proteção do organismo

Apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, com certeza, o fortalecimento das funções imunoprotetoras ajuda à proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção. O mecanismo da melhora da defesa está associado à um efeito da atividade física regular em promover um aumento das linfócitos. Outro fator que colabora para a proteção do organismo é o fato de a atividade física promover a diminuição do estresse.

Quando é detectado a falta da Vitamina D no organismo isso pode significar que a saúde não vai bem. Um sistema imunológico comprometido reduz os níveis da vitamina. A falta dela é um indicador de saúde deteriorada. Os processos de envelhecimento e de inflamação envolvidos no surgimento de doenças reduzem os níveis de vitamina D, o que pode explicar por que a deficiência no nutriente é relacionada a diversos distúrbios. Fique atento sobre como estão os níveis dessa vitamina.

Nem sempre o sistema imunológico é capaz de combater um doença, mas quando ele está fortalecido as chances de se recuperar e, muitas vezes, nem ter sintomas, é muito maior. Ter uma rotina saudável não ajuda somente a fortalece-lo, mas também ajuda a ter uma vida mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *