Os pesquisadores analisaram informações de mais de 412 mil adultos dos Estados Unidos. Eles examinaram os níveis de atividade física no lazer entre 1997 e 2019.
Este estudo mostra que as mulheres podem se beneficiar mais do que os homens com cada minuto de atividade física moderada a vigorosa. Isso é uma ideia encorajadora que esperamos que as mulheres levem em consideração ao se exercitarem.
Os cientistas decidiram estudar mais a fundo os benefícios da atividade física aeróbica moderada a vigorosa, como caminhada rápida ou ciclismo, e descobriram que os homens obtiveram benefícios significativos.
Por outro lado mais da metade das mulheres estão insatisfeitas com a quantidade de exercícios que praticam, de acordo com o estudo. Uma das principais razões para essa insatisfação é a falta de tempo disponível, citada por 74% das participantes.
No estudo, a maioria das mães (61%) mencionou a maternidade como o principal motivo para parar de praticar exercícios ou esportes.
Na fase qualitativa da pesquisa, os participantes mencionaram que enfrentam dificuldades devido às expectativas da sociedade em relação aos papéis de gênero, como a ideia de que as mulheres devem assumir a maior parte das responsabilidades. Essas questões podem estar influenciando a decisão das mulheres de pararem de se exercitar.
O estudo também mostrou que as mulheres reconhecem que praticar exercícios está relacionado com o bem-estar mental. Elas relataram se sentir mais felizes (52%), mais energizadas (50%), mais confiantes (48%), menos estressadas (67%) e menos frustradas (80%) quando se exercitam normalmente.
O estudo destaca que mais de um terço das mulheres consideram suas amigas como as principais influenciadoras quando se trata de motivação para fazer exercícios. Além disso, pais e parceiros também foram mencionados como influenciadores importantes.
Uma das bases para se exercitar mais é fazer parcerias, seja com um parceiro, familiares, amigos ou clubes que tenham grupos importantes para ela”, explica Karina. “As mulheres se beneficiam ao ter apoio e companhia durante a prática de exercícios”.
A beleza desse estudo é que as mulheres podem obter mais benefícios de cada minuto de atividade moderada a vigorosa do que os homens. Isso é uma ideia motivadora que esperamos que as mulheres levem em consideração ao se exercitarem.