Exercícios em casa: a sua saúde agradece - Naturallis Desempenho físico
atividade física em casa

Exercícios em casa: a sua saúde agradece

Sabia que dá para fazer muitos exercícios em casa? Isso porque podemos transformar várias atividades físicas do nosso dia a dia em exercícios. E eles são muito importantes para a nossa saúde e nosso bem-estar. Então, não importa se não consegue ir até o parque correr, ou ir à academia. Você pode aproveitar o conforto do seu lar e fazer exercícios em casa mesmo.

Diferença entre o exercício físico e a atividade física

A atividade física é qualquer movimento que nos faz gastar mais calorias do que no repouso. Por exemplo: para escovar os dentes, geralmente ficamos em pé, levantamos o antebraço e o movimentamos para deslizar a escova pelos dentes. Então, veja que precisamos de mais energia para isso do que quando estamos recostados numa poltrona relaxando. Logo, até mesmo escovar os dentes é uma atividade física.

O exercício físico, por outro lado, é toda atividade física feita de forma sistemática. Além disso, ela deve ter o fim específico de melhorar as capacidades do nosso corpo. Então, você unir o útil ao mais útil ainda! Basta aproveitar as tarefas do dia a dia e organizá-las para fazer com certa regularidade. Pronto: vão brotar exercícios em casa para você fazer! Ah, não se esqueça de ter atenção aos movimentos.

Exercícios em casa e seus benefícios

Muito já se sabe sobre os benefícios dos exercícios físicos. Isso quando os praticamos escutando o nosso corpo, ou seja, sem passar dos limites. Dessa forma, melhoramos muitas de nossas capacidades. Dentre elas, podemos citar:

  • A resistência cardiorrespiratória Isto é, não perder o fôlego tão rápido.
  • A resistência do músculo. Ou seja, não ter que parar no meio de uma tarefa por dor no músculo.
  • A força. Tanto para levantar objetos quanto para se manter a postura, por exemplo.
  • A velocidade. Isso pode lhe economizar tempo em algumas tarefas.
  • A flexibilidade. Seja para amarrar os sapatos ou coçar as costas, por exemplo.
  • A agilidade. Precisamos dela para parar um movimento e continuá-lo em outro sentido, como no pega-pega, por exemplo.
  • O equilíbrio. Ele é muito importante para caminhar ou segurar um objeto sem deixa-lo cair.

E não para por aqui. Fazer exercícios em casa ainda ajuda a prevenir muitos problemas de saúde, tais como:

  • Doenças cardíacas;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Osteoporose.

É isso mesmo. Os ossos também agradecem! Isso acontece porque exercícios de impacto (sem excessos) deixam os nossos ossos mais densos. E isso os deixa mais fortes e evita fraturas.

Dicas de exercícios para fazer em casa

Sabe o saco de feijão? Então… eles podem servir para um ótimo treino dos bíceps. Assim, materiais é que não vão faltar. Além disso, com o peso do próprio corpo já dá para fazer muitos outros exercícios em casa. Dessa forma, não vai ter mais desculpa para adiar os treinos.

Vamos ver algumas dicas para transformar tarefas da casa em exercícios. Uma delas é concentrar várias tarefas sempre num mesmo horário. E quando uma delas estiver fácil, já dá para aumentar a carga.

Por exemplo, se ligamos a máquina de lavar à noite, podemos começar o dia estendendo as roupas. Então, já vamos aquecer nossos ombros. Daí, quando terminar, aproveite para manter os braços estendidos para cima por alguns instantes, sem levantar os ombros. Esse é um ótimo exercício de força. Com o tempo, vá melhorando os movimentos. Para isso, pode manter a postura por mais tempo e aproximar mais os braços da orelha.

Outro exercício de força e também de equilíbrio é ficar nas pontas dos pés. Você pode fazer isso até mesmo enquanto lava a louça. E se você não faz tarefas da casa com regularidade, ainda pode fazer exercícios em casa. Tente separar pouco mais de meia hora por dia, de preferência no mesmo horário. Então, com a ajuda de profissionais, monte um treino personalizado. Nele poderá ter, por exemplo, abdominais, flexões, pulos na corda, e até mesmo levantar os sacos de feijão.

E a falta de espaço não é necessariamente um problema. Num espaço pequeno, você pode fazer polichinelos, ou mesmo marcha sem sair do lugar. O importante é praticar de forma regular. Isso porque, quando ficamos muito tempo sem treinar, nosso corpo não consegue se adaptar ao treino e o progresso é menor.

E como ter disposição para começar?

Bem, com o tempo, fazer exercícios em casa já trará cada vez mais disposição. Contudo, no começo pode ser difícil ter essa disposição, e isso pode nos fazer desistir até de começar. Mas não precisa ser assim!

Além de comer e dormir bem, também podemos usar a natureza a nosso favor. Assim, podemos usar soluções naturais para aumentar a disposição. Alguns exemplos são a combinação Pholia Magra + Chá Verde, o Café Verde e a Spirulina. Eles ajudam a aumentar o nosso metabolismo. Assim, temos mais energia para treinar.

Portanto, você já sabe que não precisa de muito espaço nem muitos recursos. Além disso, mais e mais profissionais estão atendendo à distância. Então, com as soluções para ter a energia inicial, agora é só começar os exercícios em casa e dar um up no bem-estar.

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