O melasma é o nome dado às manchas escuras e irregulares que aparecem no rosto e ele tem muitas causas diferentes, mas como um todo, é um problema que afeta a autoestima de muitas pessoas.
Neste artigo, vamos abordar algumas técnicas de prevenção e tratamento do melasma, desde a compreensão das causas e dos fatores desencadeantes até a exploração das técnicas de prevenção e das opções de tratamento mais eficazes. Continue lendo e diga adeus às manchas!
O que é o melasma?
O melasma afeta principalmente o rosto, resultando em manchas escuras e irregulares que podem variar em tamanho e cor. São causadas por uma superprodução de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele.
Embora não seja prejudicial à saúde, o melasma pode afetar significativamente a autoestima e a confiança de quem o possui.
Ele é causado por uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais, e embora a causa exata do melasma ainda não seja totalmente compreendida, existem alguns fatores que estão fortemente associados ao desenvolvimento dessa condição. A exposição ao sol, alterações hormonais, como gravidez ou uso de contraceptivos orais, e certos medicamentos podem desencadear o melasma.
Existem três tipos de melasma, cada um com características distintas e áreas afetadas específicas. O melasma epidérmico afeta a camada mais superficial da pele, resultando em manchas mais escuras e bem definidas, enquanto o melasma dérmico ocorre nas camadas mais profundas da pele e é caracterizado por manchas azul-acinzentadas. Já o melasma misto é uma combinação dos dois tipos anteriores.
Um dos mitos mais comuns é que o melasma desaparece por conta própria; algumas manchas podem desaparecer espontaneamente, mas o melasma geralmente requer cuidados específicos para controle e clareamento, como uma rotina de skincare dedicada.
Ainda não começou sua rotina de skincare? Conheça nosso cronograma skincare feito com diversas rotinas para que você cuide da sua pele como ela merece. Clique aqui e baixe de graça.
Como prevenir o melasma?
- Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados.
- Opte por um protetor solar com FPS alto e amplo espectro.
- Use chapéus e roupas de proteção ao sair ao sol.
- Evite a exposição direta ao sol nos horários de pico.
- Utilize maquiagem com proteção solar.
Implementar essas medidas de prevenção reduzem o risco de desenvolver melasma e mantém sua pele saudável e protegida.
Além da proteção solar adequada, fazer algumas mudanças no estilo de vida também contribui para a redução do melasma, como:
- Evitar o estresse excessivo, pois isso pode desencadear alterações hormonais.
- Manter uma dieta equilibrada e rica em antioxidantes.
- Evitar o consumo de álcool e tabaco, pois eles podem agravar o melasma.
- Dormir o suficiente e criar uma rotina de sono regular.
Essas mudanças vão ajudar a equilibrar os hormônios e reduzir os gatilhos do melasma, resultando em uma pele mais uniforme.
Com uma rotina de skincare equilibrada, um estilo de vida mais saudável para sua pele e produtos que ajudem a melhorar a qualidade da pele, você poderá se livrar do melasma bem rápido!
Conheça as opções que a Naturallis oferece para você ter a pele que sempre quis! Clique aqui.