Niacinamida e a saúde da pele | Naturallis Beleza da Pele
niacinamida

Niacinamida e a saúde da pele

A niacinamida tem um papel de destaque no mundo dos cosméticos. Mas não está ligada apenas à estética: ela é muito importante para a saúde da pele, de forma geral. Por ter tantos benefícios, ela faz parte de vários produtos: desde aqueles que diminuem o envelhecimento da pele, até os que tratam a acne.

O que é a Niacinamida?

A niacinamida nada mais é do que uma forma da vitamina B3. Mais especificamente, é uma de suas formas que atua no corpo humano. Ou seja, ela ajuda o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, é tão importante para a nossa saúde.

Vamos entender como isso acontece. Muitas reações químicas acontecem no nosso corpo, o tempo todo. Com delas, conseguimos respirar, produzir novas células, nos movimentar, enfim. Basicamente, precisamos dessas reações para viver. E, para que elas ocorram, várias substâncias importantes entram em ação. Algumas dessas substâncias, por sua vez, são produzidas a partir da niacinamida.

Logo, não é a toa que há tantos estudos sobre ela. Eles mostram que a niacinamida é, de fato, eficiente. Isto é, é capaz de melhorar muito a saúde da pele.

Benefícios da Niacinamida para a Pele

Os benefícios da niacinamida parecem não ter fim. Isso porque ela é capaz de:

  • agir como poderoso antioxidante;
  • restaurar a proteção e hidratação da pele;
  • uniformizar o tom da pele;
  • diminuir os sinais de envelhecimento;
  • tratar a acne;
  • prevenir os efeitos da luz do sol sobre o sistema imune;
  • proteger a pele contra os danos do sol;
  • ajudar a cicatrização da pele.

Mas como tudo isso é possível?

Pois bem. Após ser aplicada sobre a pele, a niacinamida diminui a sua oxidação. Dessa forma, previne o seu envelhecimento.

Além disso, a pele tem uma camada de gorduras em sua parte mais superficial. Ela tem a função de proteger a pele e manter a sua hidratação. Por isso o nome “função barreira”. Então, como a niacinamida ajuda na produção dessas gorduras, ela aumenta a qualidade dessa camada. Dessa forma, ajuda a reduzir a perda de água pela pele, melhorando essa função.

Outro de seus efeitos acontece da seguinte forma: ela não deixa parte da melanina ir para as células mais externas da pele. Com isso, impede o escurecimento de manchas. Ah, lembra daquelas substâncias importantes para as reações que acontecem no corpo? Então… elas diminuem com a idade. Mas é aí que a niacinamida entre em cena. Ela consegue ajudar na produção de colágeno e outras proteínas. Dessa forma, ajuda a diminuir os sinais do envelhecimento da pele, tais como:

  • redução da elasticidade;
  • baixa produção de proteínas;
  • consequente aparecimento de rugas.

E não para por aqui

A niacinamida tem uma propriedade de reduzir inflamações. Também, com seu uso, é possível controlar a quantidade de sebo que a pele produz. Por essas razões, causa uma melhora geral no quadro da acne.

Ainda, atua sobre o sistema imunológico. Esse sistema, que nos protege de tantos invasores, pode diminuir sua atividade. Isso acontece por diferentes razões; a luz do sol é uma delas. Com isso, um importante função diminui: aquela que permite a eliminação de células com algum problema. Então, como a niacinamida age nessa função, consegue prevenir que isso ocorra.

Aliás, a luz do sol é bem conhecida por causar vários danos na pele. Um deles são manchas escamosas e ásperas na pele, que podem vir a causar câncer. Isso é mais comum em idosos. Assim, encontramos mais um benefício da niacinamida, pois protege contra esse tipo de dano. Mas, caso já existam feridas na pele, ela age de forma muito positiva nos processos de cicatrização.

Portanto, razões é que não faltam para amar esse composto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *