Novembro Azul e a saúde integral do homem | Naturallis Sem categoria
novembro azul

Novembro Azul e a saúde integral do homem

O Novembro Azul surgiu de um movimento na Austrália, o Movember, e se espalhou pelo mundo. Um ponto marcante desse movimento é a conscientização sobre o câncer de próstata. Isso porque o conhecimento sobre esse assunto é muito importante. No Brasil, por exemplo, esse é o segundo tipo de câncer mais fatal entre os homens.

No entanto, existe uma crítica em relação às campanhas do Novembro Azul. Isso acontece porque, em muitos casos, há um foco apenas no rastreamento do câncer de próstata. Ou seja, há uma preocupação em realizar exames em homens sem sintomas, para tentar detectar a doença no início. Mas há um debate entre profissionais de saúde sobre isso: para muitos, os danos desse rastreamento podem ser maiores que os benefícios.

De qualquer forma, o Novembro Azul ajuda a lembrar aos homens que devem cuidar de sua saúde, de forma integral.

Temas importantes no Novembro Azul

A saúde masculina envolve muitos fatores, e vamos aproveitar o Novembro Azul para falar deles.

Para começar, muitas pesquisas mostram a importância de entender a origem de alguns comportamentos masculinos. Dessa forma, é possível mudar aqueles que prejudicam sua saúde.

Agora, vamos lembrar que os homens são os que menos procuram ajuda médica. Sobre isso, alguns pesquisadores dizem que os homens precisam aprender uma forma diferente de se socializarem. Em geral, eles não aprendem a importância de cuidar de si, de dar valor ao corpo (no sentido da saúde) e de cuidar dos outros.

Além disso, há uma associação do ‘ser homem’ a não ficar doente e a praticar sexo com maior risco. Por exemplo: por muito tempo os homens, desde crianças, aprendiam que era importante ser “macho” e viril. Isso incluía ter muitas parceiras, sem se preocupar com a proteção. Além do mais, o homem também era visto como provedor e trabalhador inesgotável. Isso fazia com que ele realizasse tarefas mais perigosas e tomasse menos medidas de proteção individual.

Novembro Azul e os serviços de saúde

Outras pesquisas falam sobre as dificuldades que muitos homens têm de procurar o serviço de saúde. Por isso, é preciso melhorar as políticas públicas para essa população.

Dessa forma, para cuidar da saúde dos homens, é essencial que eles tenham acesso a cuidados com base na ética e na ciência. Isso inclui olhar para a maior porcentagem de alcoolismo e tabagismo entre os homens. Ademais, muitos sofrem com pressão alta. Por isso, a medida anual de pressão arterial é tão importante. Por fim, é claro que o homem precisa também, e muito, observar qualquer sinal que possa indicar câncer de próstata.

Sintomas do Câncer de próstata

Agora, vamos falar sobre o tema central do Novembro Azul: o câncer de próstata.

Como vimos, ainda existe um debate em torno do rastreamento do câncer de próstata. Ou seja, se todos os homens de uma certa idade deveriam ou não realizar alguns exames mesmo sem sintomas.

Apesar disso, é essencial que cada um observe seu corpo. Assim, poderá buscar ajuda médica quando precisar. Principalmente, devem ficar atentos aos seguintes sintomas:

  • dificuldade em começar a urinar;
  • dificuldade de manter um fluxo constante de urina;
  • fluxo de urina fraco;
  • urinar muitas vezes durante o dia ou à noite;
  • dificuldade de segurar a urina;
  • dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos;
  • fraqueza ou dormência nas pernas ou pés;
  • sangue na urina ou no sêmen;
  • disfunção erétil.

Hábitos que ajudam

Algumas mudanças na rotina, não só durante o Novembro Azul, podem trazer vários benefícios. E a saúde dos homens agradece. Assim, podem diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Dentre esses hábitos mais saudáveis, podemos citar:

  • comer muitas frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais;
  • evitar gordura, principalmente as de origem animal;
  • fazer pelo menos 30 minutos de atividade física por dia;
  • manter o peso sob controle;
  • diminuir o consumo de álcool;
  • não fumar.

Muito além do Novembro Azul

Assim como o Outubro Rosa, a conscientização levantada no Novembro Azul deve se estender para o ano todo. Logo, é preciso lembrar que qualquer um pode ter sua saúde frágil em alguns momentos. Por isso é tão importante conscientizar para a saúde do homem de forma integral.

Cuidando mais de si, os homens podem evitar muitos problemas graves de saúde. Portanto, cuidar de sua saúde é uma responsabilidade que não dá mais para adiar.

3 thoughts on “Novembro Azul e a saúde integral do homem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *