O café tão presente na rotina dos brasileiros pode trazer diversos benefícios para a saúde quando tem seu óleo extraído. Afinal as propriedades do óleo de café para pele e metabolismo são diversas e pode ser usado em diversos formatos.
Óleo de café para pele e metabolismo
O óleo de café possui propriedades tonificantes, suavizantes e antissépticas para ser aplicado na pele. Também é rico em ácidos graxos insaturados, como o ácido linoleico. Esses componentes atuam na cura de dermatites e alívio de eczemas. Os ácidos graxos promovem, também, a hidratação da pele e proteção contra raios UV. Outro componente encontrado no café verde são os fitosteróis, com propriedades de retenção da umidade, penetração e aderência na pele a aplicações cosméticas.
Além de sua características importantes para a saúde da pele, o grão do café verde tem mais cafeína que o grão torrado comum. Por essa razão o efeito termogênico é maior, além de uma concentração maior de antioxidantes.
Quando ingerido em formato de cápsulas o efeito aumenta a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e o gasto calórico. Enquanto os oxidantes agem sobre os radicais livres combatendo o envelhecimento. Assim ele pode ser usado também para melhorar o metabolismo e auxiliar no processo de emagrecimento.
Poderoso Hidratante
A presença de fitoesteróis promove uma excelente retenção de umidade, rápida penetração e boa aderência a aplicações cosméticas. Auxilia no equilíbrio da umidade da pele, tornando-a saudável, sendo especialmente eficiente no tratamento de peles secas, ressecadas e com rachaduras, inclusive a pele delicada dos lábios.
Firmeza e elasticidade para a pele e combate o envelhecimento
O óleo de café verde destaca-se como um dos antioxidantes de origem vegetal mais eficazes do mundo. Isso por ter na sua composição ácido clorogênico e de tocoferol, e também a presença de polifenóis (quatro vezes mais potentes que a vitamina C e três vezes maiores que o chá verde) e flavanóides. Essa combinação combate rugas e linhas de expressão, e manchas na pele.
Contém triacilgliceróis e ésteres diterpênicos, que estimulam a síntese das fibras dérmicas, e resultam em efeito firmador e regenerador, auxiliando ainda a formação das ceramidas.
Enfim, tanto no uso cosmético, quanto por cápsulas, as propriedades do óleo de café para pele e metabolismo são grandes. Entretanto, apenas são bem aproveitadas quando utilizado da maneira correta, tirando assim o melhor aproveitamento para sua saúde e beleza.