Os outros benefícios da Vitamina D | Naturallis - Farmácia de Manipulação
benefícios da vitamina d

Os outros benefícios da Vitamina D

Por muito tempo se associou a Vitamina D e a falta dela, à questão da saúde óssea. Porém nas últimas décadas muitos outros benefícios da vitamina D foram estudados. Ela que também pode ser chamada de Calcitriol, ou até pelo nome de seus precursores: vitamina D3 ou colecalciferol, vitamina D2 ou ergosterol.

Ainda que sua função mais conhecida seja sim ligada ao metabolismo do cálcio, onde ela atua na absorção de cálcio e fósforo a nível intestinal, sendo fundamental na mineralização dos ossos, alguns outros benefícios são fundamentais para o organismo.

Além de sua ação clássica no equilíbrio ósseo, foram descobertas importantes funções também nos sistemas imunológico e nervoso.

Mas quais são os outros benefícios da Vitamina D?

Com um efeito de aumento da força e tônus muscular, a Vitamina D estimula a síntese proteica e o crescimento das células musculares. Efeitos anti envelhecimento e preventivos sobre doenças degenerativas, aumentam o raio de ação dessa vitamina no corpo humano.

Os alimentos ricos em Vitamina D são principalmente: óleos de peixe, salmão, atum e sardinha, ovo, fígado, leite e derivados, cogumelos e produtos alimentícios fortificados, e ela também é obtida a partir da ação do raio UVB na pele, fornecido pelo sol. Mas lembre-se dos cuidados na tomada do sol devido ao risco de câncer de pele.

Uma faixa importante da população brasileira apresenta baixos níveis de Vitamina D.

O motivo disso pode ser alguns desses fatores relacionados abaixo :

  • Baixa exposição ao sol
  • Localização geográfica
  • Quantidade de melanina na pele
  • Estilo de vida
  • Padrão dietético pobre em alimentos fontes de vitamina D
  • Disfunções hepáticas/renais que prejudicam a conversão da vitamina D em suas formas metabolicamente ativas

A falta da Vitamina D pode causar diversos problemas.

A deficiência de Vitamina D pode desencadear diversos distúrbios orgânicos como o raquitismo, a osteoporose e a uma propensão maior de quedas e fraturas ósseas. A falta dessa vitamina no corpo humano está associado ao aumento do aparecimento do diabetes, certos tipos de câncer, depressão e problemas cardiovasculares.

Então para que se fique clara a necessidade da suplementação da Vitamina D, ela é necessária em casos onde sua dosagem se apresenta abaixo dos níveis normais, e também na população idosa que é mais propensa a essa perda.

Existem valores bioquímicos que são recomendados pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial:

  • Maior do que 20 ng/mL para população geral saudável.
  • Entre 30 e 60 ng/mL para idosos, gestantes, pacientes com osteomalácia, raquitismo, osteoporose, hiperparatireoidismo secundário, doenças inflamatórias, doenças autoimunes, doença renal crônica e pré-bariátricos

Para se ter a certeza da necessidade de ingestão da vitamina, o ideal é procurar um profissional da área da saúde e solicitar a dosagem sanguínea. Somente dessa forma será possível diagnosticar, repor e usufruir de todos os benefícios da Vitamina D para a manutenção e homeostase nos vários sistemas do corpo humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *