Você sabia que um dos tratamentos mais eficazes para a calvície foi descoberto por acaso?
O Minoxidil era utilizado na década de 80 para tratar hipertensão, pois atua na pressão arterial e promove a vasodilatação. Entretanto, outros efeitos foram observados: o crescimento de cabelos em pacientes que eram calvos.
Hoje, cada vez mais o Minoxidil está sendo usado para tratar casos de alopecia androgenética, ou seja, a calvície.
Porém, mesmo sendo de fácil acesso e manuseio, é importante contar com a orientação de um profissional dermatológico, afinal, o tratamento não é a curto prazo e os resultados não são imediatos.
Separamos as principais dúvidas em relação ao uso do Minoxidil. Confira:
- Quando devo usar o Minoxidil?
R: O Minoxidil é recomendado para o tratamento de cabelos finos e ralos, encontrados na calvície (alopecia androgenética). É importante diferenciar os quadros de calvície dos quadros de queda capilar, já que ele serve como tratamento apenas para a calvície. Muitas pessoas confundem isso. O tratamento é recomendado para pacientes que têm alguma doença que provoca queda de cabelo total ou local, aguda ou crônica.
-
- Para quem é vedado o uso do Minoxidil?
R: Em casos de hipertricose indesejada em mulheres (crescimento pelos na face), gravidez ou a amamentação, pacientes com história de hipersensibilidade ao Minoxidil ou a qualquer um dos componentes da fórmula. - Mulheres podem usar?
R: Todos podem usar o Minoxidil. O uso é contraindicado apenas para pessoas com hipersensibilidade ou reação local a algum dos componentes. - Como potencializar os efeitos do Minoxidil?
R: O Minoxidil pode ser encontrado pronto, ou pode ser manipulado. Ambos possuem álcool em sua composição, o que aumenta a capacidade de penetração. Além disso, sua ação pode ser potenciada com lâmpadas de Led vermelho antes da aplicação, lasers, ou sua aplicação direto na profundidade do couro cabeludo (bulbo), através da mesoterapia ou MMP. - Onde pode ser usado o Minoxidil?
R: Além dos cabelos, é amplamente utilizado no cabelo, na barba e sobrancelha, de acordo com a avaliação médica. - De que forma o Minoxidil age:
R: O Minoxidil é responsável por acelerar o processo de multiplicação celular. Ele é um biológico celular com ação mitocondrial que age diretamente nos queratinócitos. Promove vasodilatação capilar, facilitando a entrega de substâncias nutritivas para o bulbo. Ajuda no engrossamento dos fios ou redensificação capilar, além de reverter a evolução dos folículos da fase catágena (fase de repouso) para a fase anágena (fase dinâmica de replicação celular e de crescimento), prolongando. - Quais são os efeitos colaterais?
R: Um dos principais efeitos colaterais é o aumento da espessura dos pelos em locais indesejados, como a face, por exemplo. Mas, isso acontece por conta do produto acabar escorrendo e pegando em outros lugares. Por isso, se for passar a noite, é preciso aplicar cerca de 2 horas antes de dormir, para não contaminar o travesseiro e o produto penetrar na pele. - Qual o modo correto de aplicar o Minoxidil tópico?
R: A aplicação do Minoxidil é indicada para o couro cabeludo seco. Não precisa esfregar o produto, apenas massagear com os dedos. Feito isso, aguarde 4 horas antes de lavar. - Qual o tempo de tratamento?
R: Os resultados começam a aparecer de 4 a 6 meses de tratamento, mas geralmente os médicos costumam pedir para o paciente remarcar uma consulta de reavaliação após 6 meses.
- Para quem é vedado o uso do Minoxidil?
Vale ressaltar que, essas informações não descartam o acompanhamento de um profissional dermatológico. Isso vale para qualquer tratamento.
Este artigo foi útil para você? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!
Aproveite e clique aqui para conferir o segredo da barba preenchida!