Tipos de ácido hialurônico e seus benefícios | Naturallis
tipos de ácido hialurônico

Tipos de ácido hialurônico e seus benefícios

O ácido hialurônico é um dos 5 principais e mais importantes ingredientes cosméticos para melhorar a hidratação e combater os sinais do tempo na derme. E existem diferentes tipos de ácido hialurônico, e cada um desempenha uma função.

Faz parte naturalmente do nosso corpo e tem várias funções: age como hidratante, ajuda a manter a elasticidade e a maciez da pele, contribui para a sustentação dos tecidos, previne o envelhecimento precoce, trata as linhas de expressão e evita o aparecimento de rugas.

À partir dos 25 anos sua produção começa a diminuir no organismo. Ou seja, nesse momento é importante utilizar produtos que contenham ele em sua fórmula ou mesmo ingerir em forma de cápsulas. Quando por via oral, o ácido hialurônico age em diferentes funções no organismo, ao contrário do uso tópico que age apenas na área de aplicação

Ações do AH em cápsulas:

  • ação potente antienvelhecimento e regeneração celular da pele
  • facilidade de cicatrização, hidratação, eliminação de resíduos de toxinas nas células da pele;
  • redução de rugas e manchas;
  • auxílio na lubrificação das articulações;
  • facilidade no transporte de nutrientes para as células;
  • tratamento e prevenção da osteoartrite, osteodistrofia e artrite reumatóide

O ácido hialurônico proveniente do organismo humano é um polímero formado por dois açúcares (ácido glucurônico e N- cetilglucosamina). Eles são produzidos por células do nosso organismo, altamente solúvel em água. Faz parte da constituição do organismo e atua no preenchimento dos espaços intracelulares.

Mas porque existem diferentes tipos de ácido hialurônico?

O ácido hialurônico pode ter pesos moleculares distintos. E quanto mais baixo o peso molecular, mais profundo ele age nas camadas da pele.

E quais são os tipos?

  • Sodium Hyaluronate Crosspolymer: Ele funciona como uma proteção, mantendo a umidade da pele e, por isso, ajuda a prevenir linhas finas.
  • Sodium Hyaluronate: é o sal de sódio do ácido hialurônico, que atrai água do ambiente para a pele. Ele tem alto peso molecular e, portanto, é responsável por uma hidratação superficial.
  • Hydroxypropyltrimonium Hyaluronate: é uma molécula filmógena, responsável por uma hidratação prolongada da pele.
  • Sodium Acetylated Hyaluronate: É um tipo de NMF (Natural Moisturizing Factor), que é fundamental no controle e manutenção da hidratação do estrato córneo (camada mais externa da pele). Funciona como agente de ligação com a água.
  • Potassium Hyaluronate: é o sal potássico do ácido hialurônico, responsável por drenar a água do interior da pele para a superfície – o que é ótimo pois garante que a epiderme esteja constantemente hidratada.
  • Hydrolyzed Sodium Hyaluronate: assim como o Potassium Hyaluronate, ele tem baixo peso molecular e consegue penetrar nas camadas da pele. Ele é quem garantirá a hidratação interna, sendo um umectante da pele.
  • Hydrolyzed Hyaluronic Acid: também de baixo peso molecular, é um umectante da pele na forma de ácido hialurônico hidrolisado. A molécula dele é tão pequena que penetra com facilidade no estrato córneo.
  • Hyaluronic Acid: esse tem baixíssimo peso molecular, menos de 10 kilodaltons. É o que dá hidratação fundamental e profunda, facilmente absorvida pela pele.

Por apresentar diferentes ações, alguns produtos são compostos por vários tipos de ácido hialurônico, como é o caso do Hymagic 4D que possui 4 tipos.

Composição do Hymagic 4D

  1. Elastômero de ácido hialurônico (Sodium hyaluronate crosspolymer)
  2. Ácido hialurônico padrão (Sodium hyaluronate)
  3. Acetilado (Sodium acetylated hyaluronate)
  4. Hidrolisado (Hydrolyzed sodium hyaluronate)

Por conter diferentes pesos moleculares, essa composição consegue agir em diferentes níveis da derme. Proporcionando hidratação ainda mais profunda, mais duradoura e diversos outros benefícios para a pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *