Vitamina K: faz bem para o sangue e também para os ossos - Naturallis
Vitamina K

Vitamina K: faz bem para o sangue e também para os ossos

As vitaminas são substâncias que ajudam o nosso corpo a funcionar direito. Apesar de precisarmos delas em pequenas quantidades, elas não podem faltar. Uma delas é a vitamina K. E sabe de onde vem esse nome? Pois bem, vem da palavra “Koagulation”, que significa coagulação.

Então… sabe quando machucamos o joelho? Geralmente, depois de um tempinho, já para de sangrar. E isso acontece porque o sangue ali começa a ficar com uma textura de gel. Ou seja, forma-se um coágulo. Daí a parte líquida não consegue mais vazar para fora dos vasos.

Contudo, apesar de ter esse nome, a vitamina K tem também outras funções no nosso corpo.

Fontes da Vitamina K

Antes de mais nada, existem alguns tipos de vitamina K. A vitamina K1 está relacionada à fotossíntese das plantas. Logo, ela está presente principalmente em folhas verde escuras, tais como:

  • o brócolis;
  • o espinafre;
  • o agrião;
  • a couve-flor;
  • o repolho;
  • a rúcula;
  • alguns tipos de alface.

Além disso, esse tipo de vitamina K também está presente em óleos e gorduras vegetais. Principalmente no óleo de soja e de oliva. E, falando em gordura, essa vitamina é solúvel em gorduras. Como consequência disso, nosso corpo absorve a vitamina K junto com a gordura dos alimentos. Ou seja, dentre tantas vantagens, regar a salada com o azeite ainda ajuda o nosso corpo a absorver a vitamina K.

A vitamina K2, por outro lado, é produzida por bactérias que fazem parte da nossa flora intestinal. Por isso, manter essa flora saudável é muito importante para não faltar essa vitamina.

As funções da Vitamina K no corpo

Já vimos que a vitamina K é importante para estancar sangramentos. E isso vale tanto para o lado de fora quanto para dentro do corpo. Além disso, a vitamina K2 também é de suma importância para os ossos. Isso porque ela ajuda a regular os níveis de cálcio no corpo, bem como distribui-lo para as regiões certas.

Assim, ela ajuda os ossos a ficarem fortes e saudáveis. E também auxilia o sangue a correr bem pelas veias e artérias, já que evita do cálcio se acumular por ali. Aliás, ela é tão importante que, assim que o bebê nasce, ele deve receber vitamina K para evitar hemorragia, já que a flora intestinal dele ainda não se formou.

O que acontece quando falta a Vitamina K?

A sua falta pode trazer problemas graves à saúde. Dentre eles, temos:

  • a dificuldade para estancar o sangue de um ferimento: seja ele na pele, através do nariz, ou mesmo no estômago;
  • ossos mais fracos: isso pode até mesmo levar a uma osteoporose;
  • a calcificação de vasos do sangue.

Quais são os grupos de maior risco dessa carência?

Apesar de ser fácil encontrar a vitamina K em alimentos, nem sempre ela é absorvida pelo corpo. Isso porque, como vimos, ela é absorvida junto com a gordura. Então, o risco de faltar essa vitamina é notável para quem faz tratamentos para não deixar o intestino absorver a gordura.

Além disso, também vimos que a nossa flora intestinal precisa estar saudável para a produção da vitamina K2. Logo, situações que prejudicam essa flora também aumentam o risco dessa carência. Algumas delas são:

  • a cirurgia bariátrica;
  • a ingestão de álcool em excesso;
  • o uso de alguns tipos de antibiótico;
  • as doenças inflamatórias do intestino;
  • a ausência da flora intestinal, como no caso de recém-nascidos.

Assim, nesses casos, pode ser preciso suplementar a vitamina K2.

Portanto, se notar algum sintoma, é importante a ajuda de um profissional da saúde. Então, seguindo as suas recomendações, você poderá restaurar a saúde dos seus vasos de sangue, bem como a saúde dos seus ossos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *