A fome nem sempre é um fenômeno só físico, podendo ser recorrente de alguns sintomas emocionais, como a ansiedade e o estresse. Esses fatores atrapalham a rotina alimentar de cada pessoa, podendo até mesmo interromper dietas para quem quer reduzir peso ou ficar mais saudável.
Mas, se existem mais de um tipo de fome, como identificá-las? Continue lendo este artigo e saiba mais!
Qual a diferença entre fome física e fome emocional?
A fome física é uma questão natural do corpo. Ela acontece como forma do corpo notificar você de que faltam nutrientes no corpo e nestes casos, qualquer coisa serve para saciar a alimentação. Ela é um indicador de que já faz algum tempo desde a sua última refeição e que você precisa se alimentar.
Alguns dos sinais da fome física são:
- Fome gradativa, que surge aos poucos e aumenta conforme o tempo passa;
- Dores de cabeça e de estômago e até mesmo irritação;
- Energia e força de vontade mais baixos que o normal;
- Pensamentos sobre qual será sua próxima refeição, sem uma preferência fixa;
- Ao se alimentar, você sentirá satisfação e saciedade, encerrando os sinais da fome.
Já a fome emocional vem de outros fatores, geralmente externos, e não se trata apenas de uma fome natural. Muitas vezes ela ocorre devido a ansiedade e estresse apresentando sinais parecidos com os da fome física, mas alguns são bem distintos, entre eles:
- A sensação de fome surge pouco tempo depois que uma refeição já foi feita;
- Não há sinais físicos, como dores de cabeça ou estômago roncando;
- Ela surge de repente e pode até sumir depois de alguma distração;
- O desejo de comer algo muito específico é muito forte;
- Cria-se a sensação de urgência para comer o mais rápido possível;
- Mesmo depois da alimentação, não existe saciedade ou satisfação e a fome persiste.
A fome emocional também pode ter outras classificações, incluindo a fome social e fome que vem da vontade de comer mesmo sem a fome física. Essa última costuma surgir após estímulos visuais, por exemplo, ao ver alguma comida em um comercial ou sentir o cheiro. O ideal é que essa vontade seja saciada antes que ela aumente e faça com que você se alimente mais do que deveria.
Já a fome social acontece em situações como festas e celebrações, onde você acaba se alimentando, mesmo sem ter a fome física, por conta da influência que a festa tem sobre você. O importante é não se deixar levar pelo ambiente para não exagerar na hora de comer.
Se você quer melhorar a sua saciedade e ter uma rotina de emagrecimento mais organizada, confira as opções naturais da Naturallis.
Veja mais dicas sobre saúde no nosso blog.