A fadiga ocular, popularmente chamada de vista cansada, é um termo que se refere ao cansaço dos olhos, que pode ser causado por diversos fatores. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre as principais causas e como cuidar da saúde dos seus olhos.
Quais os sinais da fadiga ocular?
Como ela vem de diferentes fatores, a fadiga ocular pode apresentar diferentes sinais no corpo, indicando que o problema está ali. Alguns dos sintomas podem incluir:
- Dores de cabeça;
- Vermelhidão, ardência ou dores nos olhos;
- Visão embaçada ou duplicada;
- Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
- Dores no pescoço, ombros e costas;
- Olhos secos ou lacrimejantes;
- Desconforto e dificuldade de concentração.
Desde que nenhuma doença seja responsável pela fadiga ocular, esse problema não tende a ser sério, podendo ser tratado, muitas vezes, de forma simples com algumas ferramentas de prevenção em casa e no trabalho.
Causas principais da fadiga ocular
A fadiga ocular pode vir tanto de doenças nos olhos, surgindo como uma forma de avisar que essas doenças estão presentes, ou por motivos externos como a fadiga ou excesso de esforço ao utilizar celulares, computadores, televisões e até mesmo a leitura de modo geral.
Doenças como miopia, astigmatismo e hipermetropia podem levar a quadros da vista cansada e quando não tratados, eles podem desenvolver problemas ainda maiores.
Já os fatores que envolvem esforço em excesso podem ser muitas tarefas cotidianas, como dirigir contra a luz do sol ou à noite, leitura em ambientes com baixa iluminação, entre outras atividades que possam ocorrer por longos períodos sem pausa.
Como melhorar a saúde dos olhos?
Um dos principais fatores que influenciam na saúde é a alimentação adequada. Para os olhos, especificamente,o ideal é consumir alimentos que tenham zinco, luteína e vitaminas A, C e D em sua composição, como espinafre, couve e cenoura. Alimentos como peixes também são importantes, pois eles têm ômega 3 e 6.
Garantir o descanso dos olhos é fundamental para evitar os sintomas da vista cansada. Dormir bem à noite, não usar aparelhos eletrônicos por tempo excessivo e fazer pausas são algumas das coisas que você pode usar para melhorar a saúde dos seus olhos.
Durante o dia, por exemplo, você pode tirar alguns minutos da sua rotina de trabalho para poder fechar os olhos e descansar sua vista, especialmente quem trabalha com monitores. Diminuir a quantidade de luz azul emitida nos displays também ajuda quem trabalha o dia todo no computador.
Dê mais saúde para os seus olhos com a ajuda dos produtos da Naturallis. Confira!