Envelhecimento ativo: o que é e como se preparar? - Naturallis

Envelhecimento ativo: o que é e como se preparar?

Envelhecer é um processo natural mas que pode ser assustador para algumas pessoas, mas é possível se preparar e tratar os sinais do envelhecimento e ter uma vida mais saudável nesta etapa da vida!

A população brasileira de idosos aumentou muito nos últimos anos e com essa mudança na proporção, tornou-se necessário prolongar mais e mais a expectativa de vida, buscando mais saúde, conforto e qualidade de vida para quem está na terceira idade.

Envelhecimento ativo: o que é?

É uma forma de criar estratégias para ter uma vida saudável durante a terceira idade, buscando a prevenção de doenças com uma vida mais ativa. O envelhecimento se sustenta em quatro pilares definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS): saúde, segurança, participação e aprendizado ao longo da vida.

Esses pilares abordam diferentes aspectos da vida do idoso, permitindo a criação de objetivos e metas que busquem melhorar a qualidade de vida deles.

Como ter um envelhecimento ativo?

Quem quer viver melhor depois dos 60 deve enxergar o envelhecimento ativo como o principal meio de ter uma vida mais saudável, que não é somente sobre o físico, mas também inclui a saúde mental da pessoa, assim como um estilo de vida compatível com as necessidades dela.

Além disso, é importante pensar na vida social do idoso, que é mais propenso a ficar em casa isolado devido ao estigma da sociedade. Colocando esses três pontos como o foco do envelhecimento ativo oferecerá uma gama de atividades para serem trabalhadas.

Ter mais disposição física requer uma rotina de exercícios diários ou semanais, como caminhadas e até frequentar a academia. Tudo moderado e com acompanhamento de um profissional, que também pode receitar medicamentos mais naturais, já que é muito comum que pessoas com mais de 60 anos tenham muitos remédios para tomar.

Reduzir tendências sedentárias também é um foco do envelhecimento ativo, pois o sedentarismo contribui para diversos problemas físicos e reduz a expectativa e a qualidade de vida do idoso. Viajar e frequentar eventos são algumas das opções para ter uma vida mais ativa sem a necessidade de somente frequentar a academia. Além disso, visitar lugares diferentes também melhora a questão social, trazendo mais conhecimento diversificado para exercitar a mente e pessoas novas para socializar!

O passo mais importante do envelhecimento ativo, entretanto, é começar cedo! Afinal, quanto mais cedo você implementar essas atividades no seu dia-a-dia, mais preparada você estará para envelhecer com saúde e passar pela terceira idade com muito bem-estar!

A Naturallis oferece diversos produtos naturais para você manter um estilo de vida saudável sem precisar de muito esforço! Conheça a nossa linha!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *